Academia Feminina de Letras comemora seu jubileu de ouro

Atos de aniversário terão sequência no dia 9 de novembro, sábado, 18h, na Paróquia Mãe de Misericórdia, com Missa em Ação de Graças. Já no dia 12 de novembro, 9h, Auditório do TJ

Continua após a publicidade





Por Renato Dias

A Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás  abriu, ontem, e dá sequência no próximo dia dia 9 de novembro, de 2019, com uma missa de ação de graças, na Paróquia Mãe de Misericórdia, instalada à Rua 106 – A, nº 62, Setor Sul, em Goiânia, a Capital fundada em 1933 por Pedro Ludovico Teixeira, as solenidades de comemoração do seu 50º aniversário.

Especial, a programação cultural iniciou-se, ontem, com o recital da pianista Eudóxia de Barros, no Centro Cultural da UFG. Em tempo: a artista goiana ganhou prêmios nacionais e internacionais. O que inclui um Disco de Ouro. O recital teve interpretações de compositores como Heitor Villa Lobos, Maurice Ravel, assim como Chopin, além de Golinelli, Liszt e até Gottschalk.


Agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, as suas interpretações, segundo o crítico do Estado de São Paulo, professor Caldeira Filho, seriam vigorosas e cuidadosamente trabalhadas. Um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado, pontua ele.


Memória histórica

A Aflag foi fundada em 9 de novembro de 1969. Pelas escritoras Rosarita Fleury, Nely Alves de Almeida e Ana Braga. Atual presidente da entidade, Maria Elizabeth Teixeira diz que o seu  objetivo é contribuir para a preservação do patrimônio cultural do Estado. Nos múltiplos segmentos artísticos e humanísticos. Como a literatura, pintura, escultura, música, dança e teatro.


A sua sede funciona, hoje, à Rua 132-C, nº 114, Setor Sul, em Goiânia, Goiás. Registro: ela foi inaugurada em 2005 e cedida em comodato pelo Governo Estadual. Antes disso, funcionou nas próprias casas das acadêmicas em salas emprestadas da Secretaria da Cultura, Instituto Histórico, Instituto dos Advogados, e até uma sede obtida no velho Edifício Magalhães Pinto.

As comemorações do aniversário terão sequência no dia 9 de novembro, sábado, às 18h, na Paróquia Mãe de Misericórdia. Anote: com uma Missa em Ação de Graças. Já no dia 12 de novembro, terça-feira, 9h, no Auditório do Tribunal de Justiça, ocorrerá uma sessão solene do Jubileu de Ouro da Aflag. Com homenagens, entrega de troféus e apresentações musicais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *