Caso Flordelis será encaminhado ao Conselho de Ética da Câmara

Caso Flordelis será encaminhado ao Conselho de Ética da Câmara

outubro 28, 2020 0 Por admin

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Logo Radioagência Nacional

Decisão foi tomada pela Mesa Diretora nesta quarta-feira

Continua após a publicidade




A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o envio para o Conselho de Ética do caso da deputada Flordelis. A mesa acatou o parecer do corregedor da Casa, o deputado federal Paulo Bengtson.

A parlamentar, do PSD do Rio de Janeiro, é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do próprio marido, Anderson do Carmo. Mas, ela nega as acusações. 

Porém, antes de o conselho analisar o caso de Flordelis, o plenário da Câmara precisa aprovar o funcionamento remoto do colegiado, que está com as atividades suspensas por conta da pandemia.

O corregedor da Casa, Paulo Bengtson, do PTB fluminense, explicou o parecer.

O Conselho de Ética pode aprovar, como pena máxima, a cassação do mandato da deputada Flordelis por quebra de decoro parlamentar. Mas, para perder o mandato, a decisão ainda precisa ser aprovada pelo Plenário da Câmara. 

A autorização da Mesa Diretora para dar seguimento ao processo ocorreu quase 1 mês depois que a Corregedoria da Câmara solicitou a abertura do caso no Conselho de Ética. O corregedor Paulo Bentson defendeu que a Câmara deu uma resposta a sociedade.

Ainda segundo o corregedor, o presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, se comprometeu a pautar na próxima semana o projeto que autoriza o funcionamento remoto de algumas comissões permanentes, entre elas, o Conselho de Ética.