abril 13, 2021

Novo lote com 500 mil doses da Coronavac chegam ao Brasil

Carga com primeiras doses da CoronaVac chega ao Aeroporto Internacional de São Paulo 19/11/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

Logo Radioagência Nacional

País já recebeu mais de 9 milhões de doses da vacina chinesa

Por Nelson Lin – São Paulo

Um novo lote com 500 mil doses da vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegou nesta segunda-feira (28) ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. No total, mais de 9 milhões de doses da vacina Coronavac já estão em solo brasileiro, incluindo as doses prontas e os insumos que serão utilizados na produção da vacina pelo Instituto Butantan.

A previsão é que mais 1,5 milhão de doses cheguem nesta quarta-feira, totalizando 11 milhões de doses do imunizante aqui no país. Com essa quantidade, seria possível vacinar cerca de 5,5 milhões de pessoas, considerando que a Coronavac será administrada em 2 doses.

A previsão do governo do estado de São Paulo é que a vacinação comece no dia 25 de janeiro. Porém, os estudos sobre a eficácia da Coronavac, que seriam divulgados no último dia 23 de dezembro, foram adiados por mais duas semanas. De acordo com o Instituto Butantan, isso ocorreu porque a Sinovac vai realizar a comparação da eficácia da vacina nos diferentes países em que ela foi testada. 

O Ministério da Saúde tem um memorando de entendimento com o Instituto Butantan para o fornecimento de 46 milhões de doses da Coronavac ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Edição: Ana Pimenta