O Trump mentiu nas redes sociais e “bagunçou o coreto” verdade seja dita.
Com quase 90 milhões de seguidores no Twitter, ele foi banido da rede social e “virou pó” nas palavras do jornalista Fábio Pannunzio no Twitter, rede que baniu o presidente dos Estados Unidos.
No Facebook, rede social cujo proprietário é o Zuckerberg citado por Pannunzio, o Trump também está banido por tempo indeterminado.
Você gostou do cancelamento do Trump pelo Zuckerberg? Reflita sobre o poder dessas corporações que, com um clique, fazem o Pres. do EUA virar pó no mundo virtual. Um clique voluntário, q não provém de ordem judicial e é inapelável. E conosco, o que Zuckerberg poderia fazer? pic.twitter.com/fqcsNolEYp
— Fabio Pannunzio (@blogdopannunzio) January 9, 2021
O questionamento do jornalista faz sentido uma vez que as redes sociais hoje são um poder das comunicações. Os controladores dessas redes sociais por decisão unilateral podem simplesmente fazer um (a) “influencer” deixar com um simples comando deletando o perfil de quem eles bem entendererem.
Isso merece um amplo debate.
Já passou da hora de rever o poder das mídias. De todas elas. Caso isto não aconteça estaremos fadados a ser derrotados novamente pela extrema direita.