Lula lidera com folga e vence todos em 2022, aponta pesquisa Ipespe

Lula lidera com folga e vence todos em 2022, aponta pesquisa Ipespe

novembro 4, 2021 0 Por admin

Pesquisa XP/Ipespe aponta que o ex-presidente lidera as intenções de voto e, na simulação de segundo turno, Lula alcança 50% dos votos e vence todos os candidatos

Escrito por: Redação CUT 

O ex-presidente Lula lidera as intenções de voto para as eleições de 2022 em todos os cenários simulados pela pesquisa do Ipespe, contratada pela XP.

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (3), no primeiro turno Lula tem 42% dos votos contra 28% do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), cujo governo é reprovado por 64% dos brasileiros. Outros 67% consideram que a economia segue no caminho errado. Confira mais dados sobre avaliação ruim ou péssima de Bolsonaro na íntegra da pesquisa. 

Os demais candidatos ficam bem atrás: Ciro Gomes (PDT-CE), tem 11% das intenções de voto, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), tem 4%, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), tem 3%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), 2%.

No cenário que inclui o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que disputa a pré-candidatura com Doria, e alcançou apenas 3% das intenções de voto, Lula alcança 41%, seguido por Bolsonaro (25%) e por Ciro (9%). Depois aparecem Sérgio Moro (8%), e, também com 3% cada, estão ainda Mandetta e o apresentador José Luiz Datena. Pacheco atinge 2% e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), 1%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula vence todos os candidatos. Contra Bolsonaro, o petista ganha por 50% a 32%.

Contra Moro, Lula vence por 52% a 34%. Na disputa com Ciro, o ex-presidente atinge 49%, ante 29% do pedetista. 

Em disputa contra Doria, Lula receberia 51% e o tucano, 27%. Com Eduardo Leite, o resultado seria de 50% a 28%.

Metodologia da pesquisa

O levantamento foi feito entre os dias 25 e 28 de outubro, ouviu 1.000 entrevistados com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país.

A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95,5%.

O Ipespe foi fundado por ex-executivos do Ibope (que fechou as portas em janeiro de 2021).