PodCast: Como chegamos ao pior índice de desemprego entre os países do G20?

PodCast: Como chegamos ao pior índice de desemprego entre os países do G20?

novembro 27, 2021 0 Por admin

A taxa de desemprego no país é de 13,2% no país, o dobro da média internacional, de 6,5% – Pref. Caruaru/Reprodução – Montagem RBA

Neste episódio do podcast, nossos convidados discutem como o Brasil chegou aos níveis elevados de desocupação atuais

Redação

Ouça o áudio:

No episódio desta semana do Podcast Três por Quatro, a economista Juliane Furno, a jurista Carol Proner e o historiador Valério Arcary analisam os elevados índices de desemprego que assolam o Brasil, com participação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu,

Segundo um ranking feito pela agência de classificação de risco Austin Rating, a taxa de desemprego no Brasil é a quarta maior entre as principais economias do mundo, com base em dados do terceiro trimestre deste ano. Entre os países do G20, é o pior nível. A taxa de desemprego no país é de 13,2% no país, o dobro da média internacional, de 6,5%. 

Ao mesmo tempo, o país atingiu um nível de 72,9% de endividamento das famílias, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o maior índice desde 2010, quando a organização iniciou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). 

Mas como chegamos a esse cenário? Baixo crescimento prolongado? Problemas estruturais? A inflação tem algum peso nesses dados? Para saber mais sobre esses e outros questionamentos, dê o play: