Lula venceria Bolsonaro com diferença de 18 pontos no 2º turno em 2022, diz PoderData

Lula venceria Bolsonaro com diferença de 18 pontos no 2º turno em 2022, diz PoderData

abril 15, 2021 0 Por admin

Petista é o que aparece com maior número de intenções de voto em todos os cenários testados – Pedro Stropasolas/Brasil de Fato




Pesquisa mostra petista também na frente em cenário de primeiro turno; Ciro e Huck aparecem empatados em terceiro

Redação – Brasil de Fato | São Paulo (SP)

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) pelo instituto PoderData, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um eventual segundo turno na eleição presidencial de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), abriu um vantagem de 18 pontos percentuais e seria eleito o próximo mandatário da República neste cenário.

O instituto foi a campo em todo o Brasil e realizou 3.500 entrevistas entre os dias 12 e 14 de abril. Segundo a pesquisa, o petista teria 52% contra 34% do atual presidente. A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Até hoje, porém, os direitos políticos de Lula seguem ameaçados por decisões judiciais que deverão ser tomadas pelo Supremo tribunal federal (STF) nos próximos dias. 

O PoderData captou uma piora das intenções de voto para Bolsonaro na comparação com duas semanas atrás, quando apenas Lula e Ciro Gomes (PDT) venceriam o ex-capitão do Exército em um eventual 2º turno, e por uma menor margem de vot. Apesar disso, Bolsonaro segue sendo o preferido de aproximadamente um terço do eleitorado brasileiro, de acordo com o levantamento.

::STF decide que plenário julga nesta quinta anulação de sentenças de Moro contra Lula::

Pelos dados da pesquisa, Bolsonaro perderia hoje num confronto direto para Lula (52% X 34%) e para o empresário e apresentador da TV Globo Luciano Huck (48% X 35%).

Contra outros três possíveis candidatos testados, Bolsonaro ficaria apenas em situação de empate técnico (a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos): Bolsonaro 38% X 37% João Doria (PSDB); Bolsonaro 38% X 37% Sergio Moro (sem partido) e Bolsonaro 38% X 38% Ciro Gomes.

Como se nota, Lula é o virtual candidato que alcança o maior número de intenções de votos entre todos os nomes testados.

Com relação ao primeiro turno, a pesquisa aponta em primeiro lugar, com 34% das intenções de voto, à frente de Bolsonaro (31%), Ciro Gomes, do PDT, que tem 6% e está empatado com Luciano Huck no mesmo patamar.

Edição: Vinícius Segalla