Lula inicia hoje, no Recife, diálogos sobre o Nordeste e o Brasil

Lula inicia hoje, no Recife, diálogos sobre o Nordeste e o Brasil

agosto 15, 2021 0 Por admin

“Lula está muito preocupado com a volta da fome no Brasil e também com o desenvolvimento regional do Nordeste, que tem sofrido com as antipolíticas econômicas do governo federal”, antecipou o coordenador Márcio Macedo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Recife neste domingo (15) para debater com lideranças políticas e movimentos sociais o futuro de Pernambuco, o momento atual do país e os desafios para o desenvolvimento e o crescimento regional e nacional.

Em entrevista ao Jornal Rádio PT, na sexta-feira (13), o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, Marcio Macedo, que acompanhará Lula na viagem, deu detalhes sobre a programação que seguirá até o dia 26 (assista no vídeo no final da matéria).

“Essa é uma viagem temática, na qual Lula vai tratar de temas importantes. Ele está muito preocupado com a volta da fome no Brasil e também com o desenvolvimento regional do Nordeste, que tem sofrido com as antipolíticas econômicas do governo federal”, antecipou Macedo.

Nas redes sociais, as lideranças do Partido dos Trabalhadores no estado saudaram a presença de Lula para dialogar sobre a situação de Pernambuco e do Nordeste. O senador Humberto Costa, os deputados federais Carlos Veras e Marilia Arraes apostam na caminhada que está começando por Pernambuco.

Também o deputado estadual e presidente do partido, Doriel Barros, a líder da bancada do PT na Assembleia, Tereza Leitão, e a deputada Dulcicleide Amorim, deram as boas-vindas ao presidente Lula. Fizeram o mesmo a vereadora Liana Cirne Lins, líder da bancada, e os vereadores Jairo Brito e Osmar Ricardo.

Resgatar conquistas e apontar o futuro

Assim como os demais estados do Nordeste, Pernambuco sofre as consequência do governo de destruição nacional patrocinado pelo governo Bolsonaro. A taxa de desemprego no estado atingiu 21,3% da população de 14 anos ou mais, no primeiro trimestre do ano, o maior índice em nove anos.

Diferente disso, nos governos federais do PT, o estado experimentou um dos maiores saltos de crescimento de sua história. A combinação de políticas sociais inclusivas e grandes obras criou condições para um salto de desenvolvimento no Nordeste.

Com muitos investimentos no social e em infraestrutura, Pernambuco cresceu 4,1% ao ano no período de 2003 e 2013, acima da média de 3,3% do resto do país, segundo dados do Banco Central. O índice de desocupação na Região Metropolitana do Recife, em 2011, por exemplo, caiu a 6%.

https://twitter.com/senadorhumberto/status/1426903429553790978

Agenda

Lula chega no Recife no início da tarde deste domingo, onde permanecerá por dois dias em agendas com partidos políticos, jantar com o governador Paulo Câmara e conversas com movimentos sociais.

Na segunda-feira (16), o ex-presidente deverá visitar, pela manhã, uma propriedade de agricultura familiar na Região Metropolitana do Recife. À tarde, o presidente terá reunião com movimentos sociais.

Por causa das restrições da pandemia, não haverá ato público de massa em nenhum dos estados.

A agenda de Lula pelo NE

Veja aqui a agenda da passagem de Lula pelos estados do Nordeste.

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia

Diálogo social e plural

Outros temas que certamente farão parte das discussões, segundo Macedo, serão a vacinação contra a Covid-19 e o desmonte da educação, “que foi uma obsessão do governo Lula e é uma forma de ascensão dos filhos do povo”.

“Estamos esperançosos de que vai ser um bom diálogo com lideranças culturais, movimentos sociais, trabalhadores, empresários. Será uma agenda muito plural e diversa, com temas importantes para o Brasil e o povo brasileiro”, disse o vice-presidente do PT.

Memorial da Verdade

Lula também divulgará o livro e a plataforma digital Memorial da Verdade, que explicam os reais motivos por trás da Lava Jato e da prisão injusta do ex-presidente. Segundo Macedo, eventos de lançamento da obra devem ocorrer na viagem, contando com debates com juristas e acadêmicos do direito.

Da Agência PT