Correspondentes e analistas políticos debatem o resultado das eleições na Venezuela
Brasil de Fato
O Brasil de Fato transmite, nesta segunda (29), um programa ao vivo para comentar o resultado das eleições presidenciais na Venezuela do domingo (28), que deu ao presidente Nicolás Maduro a reeleição para um terceiro mandato.
O chavista, que representa o Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), recebeu 51,20% dos votos contra 44,2% do ex-embaixador Edmundo González Urrutia com 80% das urnas apuradas. O mandatário terá agora mais seis anos no governo e se tornará o presidente mais longevo da história da Venezuela.
Para debater o cenário pós-eleições, o Brasil de Fato terá entre os convidados os comentaristas políticos José Genoíno, Valério Arcary, Stephanie Weaterbee Brito, Igor Fuser e Ricardo Vaz, além dos correspondentes Lorenzo Santiago e José Eduardo Bernardes com informações direto da capital venezuelana, Caracas. O programa será transmitido pelo canal no YouTube, Facebook, X e Rádio Brasil de Fato.
Oposição não reconhece derrota
O reconhecimento dos resultados das eleições é um dos principais pontos de discussão. Após o anúncio da vitória de Nicolás Maduro, a líder da oposição Maria Corina Machado se negou a reconhecer a derrota de seu candidato, Edmundo González Urrutia.
Sem provas, ela afirma que o opositor saiu vitorioso do pleito, com 70% dos votos. A narrativa construída é de que algumas atas eleitorais não foram transmitidas ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Observadores de diversas partes do mundo acompanharam as eleições venezuelanas, entre eles uma delegação do Centro Carter e um painel de quatro especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Venezuela é um dos principais palcos de tensões da América Latina e, há anos, é alvo de sanções impostas pelos EUA e pela Europa, que constituem um bloqueio econômico e financeiro. O Brasil de Fato vem cobrindo os desdobramentos políticos e sociais deste processo pelo qual passa o país e tem nas eleições um de seus momentos cruciais.