Bolsonaro chega a Pernambuco nesta quarta-feira (7) para tentar salvar candidatos afundados nas pesquisas

Brasil de Fato

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a Pernambuco no fim da manhã desta quarta-feira (7) e terá agenda em pelo menos nove municípios pernambucanos até o sábado (10). Entre caminhada de rua, carreatas, atos políticos fechados e abertos e jantares, o político busca mobilizar a base da extrema direita local para impulsionar – financeiramente e nas redes – seus candidatos a prefeito, que seguem afundados nas pesquisas de intenção de voto.

Bolsonaro também visitará municípios onde o bolsonarismo não conseguiu produzir um candidato a prefeito – e municípios onde o PL e o bolsonarismo integram a mesma coligação do PT. Nestes locais, o foco será impulsionar as chapas para vereador. Apesar da evidente intenção eleitoral, a divulgação dos nomes dos candidatos associados à sigla ainda não pode ser realizada sob pena de multa por campanha eleitoral antecipada. Oficialmente as campanhas só têm início no dia 16 de agosto.

Ao longo de quatro anos como presidente, Bolsonaro nunca realizou caminhadas pelas ruas do Recife – apenas uma motociata, já durante sua campanha para a reeleição. Suas raras idas à capital pernambucana foram sempre em eventos fechados com políticos e empresários apoiadores.

Confira a agenda completa a seguir.

Recife – A prioridade é a capital pernambucana, onde Bolsonaro tem marcadas cinco agendas. Na cidade, ele apoia seu ex-ministro do Turismo, o sanfoneiro e veterinário Gilson Machado Neto (PL), que tem figurado nas pesquisas de intenção de voto com 7%, segundo o Agregador de Pesquisas CNN/Ipespe, empatado na 2ª colocação com Daniel Coelho (PSD). Ambos estão muito distantes do prefeito candidato à reeleição, João Campos (PSB), que aparece com 70%.

Leia: Opinião | Um raio-x do bolsonarismo no Recife

Com 75% das intenções de voto, Datafolha indica vitória de João Campos no primeiro turno no Recife

Às 14h desta quarta-feira (7), Bolsonaro tem programada uma caminhada pelas ruas do centro comercial, saindo da Praça do Diário – onde um homem foi assassinado com três tiros na manhã desta terça-feira (6) – até o Mercado de São José, uma caminhada de 700 metros.

Às 15h45, o ex-presidente vai à Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. O PL de Bolsonaro conta com 5 vereadores (de 39) na cidade, mas há pelo menos outros 10 bolsonaristas espalhados por PP, Avante, PSD, Republicanos e mesmo no PSB de Campos.

Bolsonaro vai rodar por outros oito municípios (confira agenda abaixo) antes de retornar ao Recife, na noite de sexta-feira (9), para um jantar com empresários locais. Na capital, no sábado (10), participa de carreata na Avenida Boa Viagem, com chegada marcada para as 11h no Clube Português, onde fará um ato político com as principais lideranças do bolsonarismo na Região Metropolitana.


Jair Bolsonaro passará quatro dias em Pernambuco, mais do que a soma do tempo passado no estado ao longo do seu mandato / PL Pernambuco/divulgação

Olinda – No fim da tarde desta quarta (7), está prevista a ida do ex-presidente a Olinda, com agenda não detalhada. Na Marim dos Caetés, sua candidata é Izabel Urquiza (PL), que tem 2,8% na pesquisa espontânea e 13,6% na estimulada, segundo a pesquisa Simplex/CBN. Ao ter seu nome associado ao de Bolsonaro, ela sobe para 18,4%, mas em nenhum cenário a conservadora lidera as pesquisas, figurando sempre em segundo lugar – o que é um bom resultado, considerando que a disputa na cidade provavelmente terá dois turnos.

Jaboatão – Na quinta-feira (8), o ex-presidente promete acordar cedo para visitar, às 7h30, a Igreja Quadrangular de Piedade. Há uma expectativa em torno dessa agenda, porque há dois bolsonaristas na disputa. A deputada federal Clarissa Tércio (PP) é uma delas. Mas, ciente de que Bolsonaro tem grande rejeição no município, tem adotado um discurso de que é “de todos” e que o debate “Lula x Bolsonaro” não tem importância.

Já o candidato oficial do bolsonarismo é o atual prefeito Mano Medeiros (PL), apadrinhado pelos irmãos Ferreira. Mano tem tentado se desassociar do bolsonarismo. Não havia imagens do ex-presidente na convenção que oficializou o nome de Mano para a reeleição. Mas o desavisado deputado federal Coronel Meira (PL) fez uma fala exaltando Bolsonaro e tomou uma sonora vaia do público, que está com Mano, mas não com Bolsonaro. Ainda não há pesquisas de intenção de voto para Jaboatão registradas no TSE e divulgadas.

Leia também: Com bolsonarismo dividido, PT vê caminho pavimentado para Elias Gomes ir ao 2º turno em Jaboatão

Dez deputados pernambucanos votam para permitir “fake news” nas eleições

Gravatá – Às 11h, Bolsonaro deve participar de evento na cidade da região Agreste do estado. O principal nome do bolsonarismo local é um empresário candidato a vereador que tem uma visão elogiosa do prefeito Padre Joselito (Avante), tendo colocado o PL na coligação à reeleição, que também tem PSB, PT, PCdoB e PDT. Outro fato curioso é que Gravatá nunca reelegeu um prefeito, mas o Padre lidera as pesquisas e é grande favorito.

Caruaru – Ainda no Agreste, na quinta-feira (8), haverá uma carreata em Caruaru. A concentração se dá a partir das 16h, na “Casa da Direita”, no bairro Maurício de Nassau, com saída prevista para as 17h30. Às 18h15 haverá um encontro com apoiadores e candidatos bolsonaristas numa casa de eventos. E, às 20h, um jantar reunirá lideranças da extrema direita de outros municípios do Agreste e do Sertão do estado.

Zona da Mata – A manhã desta sexta-feira (8) será de agenda na Zona da Mata do estado. O dia começa em Vitória de Santo Antão, às 9h, onde o PL não tem chapa majoritária e nem está em nenhuma das coligações. O principal líder bolsonarista local é o vereador Marcos da Prestação (PL). No partido, há candidatos a vereador que apoiam a reeleição do prefeito Paulo Roberto (MDB), que tem PT e PCdoB como aliados; e há os que apoiam o opositor Aglailson Victor (PSB).


Bolsonaro realizará atos políticos em municípios onde o PL sequer tem candidato a prefeito – e até onde o PL está coligado ao PT / PL Pernambuco/Divulgação

Às 11h, Bolsonaro deve passar por Carpina, onde seu candidato Bruno Ribeiro (PL) aparece em 4º lugar, com 11% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipespe, contestada na Justiça. O mesmo levantamento mostrava que 25% do eleitorado local consideraria votar num candidato caso ele seja apoiado pelo ex-presidente.

Às 12h30, Bolsonaro passa por Itambé, onde participa de evento em homenagem à atual prefeita Graça Carrazoni (MDB), a “Dona Graça”, gestora municipal mais velha do Brasil, com 85 anos e viúva de Frederico Carrazoni, que foi prefeito da cidade por seis mandatos. Ela é bolsonarista e mãe do vereador Fred Carrazoni (MDB), agora candidato a prefeito.

Fred terá o PSB como vice e não tem divulgado o encontro com Bolsonaro, mas deve buscar os votos bolsonaristas, já que seus adversários são Armando Pimentel (PV), que tem apoio oficial do PT, e a petista histórica Manuela Mattos (agora no PDT), filha de Manoel Mattos, líder petista assassinado nos anos 1990 na defesa dos trabalhadores rurais.

Camaragibe – De volta à Região Metropolitana ainda na sexta-feira (9), às 16h30, Bolsonaro deve participar de encontro em Camaragibe. Por lá, o seu candidato é Felipe Dantas (PL), que aparece em 4º, com 6% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Certifica.

Da Redação