Centro Batakerê tem oficinas gratuitas de capoeira, teatro negro e afrobeat em São Paulo
Brasil de Fato
A partir desta quarta-feira (14), a companhia Malta Teatro de Nação oferece um ciclo de atividades gratuitas no Centro de Cultura e Arte Batakerê, em São Paulo. Haverá o lançamento do livro Elegbára Beat – um comentário épico sobre o poder (Kitabu Ediora), de Rodrigo de Odé, além de oficinas e debates.
De 14 a 16 de agosto, serão ministradas as oficinas de teatro negro, com Rodrigo de Odé; capoeira angola, com Mestre Marrom; e afrobeat, com Loiá Fernandes. O lançamento do livro Elegbára Beat está marcado para o dia 17, a partir das 17h. A obra aborda as relações entre capoeira angola, teatro negro, cinema, candomblé e filosofia africana. No evento, haverá uma leitura dramatizada e um debate com o babalorixá Adailton Moreira Costa de Ogun, a coordenadora da ONG Criola, Lúcia Xavier, e o fundador da Cia dos Comuns, Hilton Cobra.
No dia 22 de agosto, haverá outro evento de lançamento do livro, desta vez na SP Escola de teatro, a partir das 19h. A SP Escola de Teatro fica na Praça Franklin Roosevelt, 210, Bela Vista, São Paulo, SP. Saiba mais sobre as atividades:
Oficina de capoeira angola
A proposta é realizar uma vivência das tradições e ritualidades dessa manifestação cultural. Os alunos vão exercitar formas diferentes de gingar; aprender a tirar da ginga movimentos de ataque e de defesa; e começar a jogar e a improvisar com colegas diferentes.
Horário: 14 às 16h
Oficina de teatro negro
A ideia é exercitar modos de jogo teatral e de ação, em que a relação entre palco e plateia seja repensada. Na condução da atividade, Rodrigo de Odé propõe uma relação entre artista e observador inspirada em referências culturais africanas.
Horário: 16 às 18h
Oficina de Afrobeat
O afrobeat é um gênero musical que combina ritmos e toadas tradicionais do povo yorubá com sonoridades e estilos afro-diaspóricos, como o jazz e o soul. Durante os encontros, os participantes realizarão exercícios de sensibilização musical para o corpo e a voz. Serão exploradas dinâmicas de responsos (jogos de perguntas e respostas); a execução de células rítmicas com os pés, as palmas, ombros e quadris; e uma gama de vocalizações teatrais: frases, diálogos, berros, gritos, assobios, sons guturais, gemidos e fluxos vocais mais convencionais.
Horário: 18 às 20h
As atividades têm como público-alvo artistas de coletivos de teatro negro, praticantes da capoeira, estudantes de teatro, educadores, gestores pedagógicos e culturais e lideranças comunitárias.
Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição. Para isso, clique aqui e acesse o formulário. O Centro de Cultura e Arte Batakerê fica na rua Cinturão Verde, 227 – Vila Santa Inês, São Paulo, SP. Todas as atividades são gratuitas.