Atlas Intel: Boulos e Nunes ainda lideram na capital paulista, mas perdem intenções de voto para demais candidatos
Brasil de Fato
O candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), tem 28,5% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta quarta-feira (21). É a primeira pesquisa após o início dos debates entre os prefeitáveis.
O desempenho do psolista vem diminuindo desde que os dados começaram a ser levantados, em maio, quando liderava com 37%. Na pesquisa anterior, de 8 de agosto, Boulos estava com 33%, o que significa uma diminuição de 4,5 pontos percentuais.
O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que concorre à reeleição, apareceu com 21,8%, o que também representa uma queda em relação aos dados do começo do mês, quando tinha 25%.
Na mão contrária, os outros candidatos subiram nas pesquisas, com destaque para o coach Pablo Marçal (PRTB), que saiu de 11% para 16,3%. Tabata Amaral (PSB) registrou um aumento mais tímido: de 11% para 12%. Na sequência, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) aparece com 9,5% das intenções de voto, ante os 9% da pesquisa anterior.
A quantidade de brancos, nulos e daqueles que não sabem ainda em quem votar saiu de 7% para 7,1%.
Num suposto segundo turno, os eleitores ficam mais indecisos e, em praticamente todos os possíveis cenários, há empates técnicos.
Entre Ricardo Nunes (41%) e Boulos (37%), o atual prefeito venceria o candidato da esquerda. Em um segundo cenário, Nunes empataria com Tabata Amaral, ambos com 39%. Entre Marçal (35%) e Boulos (38%), o psolista venceria por três pontos percentuais. Já entre Tabata (29%) e Boulos (30%), o último ganharia com uma diferença de apenas um ponto.
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, em todos os cenários há uma disputa acirrada entre os candidatos. O índice de confiança é de 95%.
A instituição de pesquisa também perguntou aos entrevistados qual é a imagem que têm sobre os candidatos. Tabata continua com a imagem mais positiva, com 37%. Já Boulos (55%), Nunes (55%), Marçal (57%) e Datena (58%) mantêm níveis elevados de rejeição. Marina Helena (Novo) continua sendo a mais desconhecida entre os candidatos: 56% que não sabem opinar sobre ela.
No total, foram entrevistados 1.803 eleitores entre 15 e 20 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o número SP-02504/2024.