Morre em Belo Horizonte João Paulo Pires Vasconcelos, referência histórica do sindicalismo brasileiro
Brasil de Fato
Fundamental para a elaboração da Constituição de 1988, morreu nesta sexta-feira (23) o ex-deputado federal João Paulo Pires Vasconcelos, referência histórica do sindicalismo brasileiro e das lutas pela emancipação da classe trabalhadora.
“Combatendo a ditadura, organizando os trabalhadores, liderando greves, [João] inscreveu seu nome na história da modernização do movimento sindical e da democracia brasileira”, escreveu o presidente Lula (PT), ao manifestar pesar e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros.
João Paulo Pires de Vasconcelos nasceu em 8 de março de 1932. Foi metalúrgico, um dos fundadores do PT em Minas Gerais e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e teve intensa atividade na Pastoral Operária ao Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (MG), como diretor da Federação dos Metalúrgicos de Minas e dirigente da CUT.
Segundo a CUT, ele estava internado no Hospital Biocor, em Belo Horizonte. O sepultamento está agendado para às 16h30 deste sábado (24), no cemitério do Bonfim, na capital mineira.
“Sua atuação, ao longo de décadas, contribuiu para a formação de muitas lideranças, que se espelharam em seu exemplo de militância e de defesa dos interesses nacionais e populares”, afirmou Odair Cunha (MG), líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados.