Especialistas analisam pesquisas e potencial de crescimento dos candidatos à prefeitura de Fortaleza (CE)
Brasil de Fato
A primeira pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (22), traz um cenário político mais detalhado para as eleições na cidade de Fortaleza. O levantamento mostra o candidato Capitão Wagner (União) liderando a disputa, com 31% das intenções de voto. O atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), aparece com 22% das intenções de voto. No terceiro lugar, estão empatados tecnicamente os candidatos Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL), ambos com 14%.
De acordo com a pesquisa, os candidatos Capitão Wagner e Sarto já são nomes consolidados entre o eleitorado de Fortaleza, com o candidato da direita sendo conhecido por 57% da população e o atual prefeito por 49%. Já Evandro Leitão aparece como desconhecido para 38% dos eleitores e André Fernandes por 50%. Para a socióloga e cientista política, Paula Vieira, pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM-UFC), os quatro candidatos que estão à frente nas pesquisas ainda apresentam grande leque de competitividade.
“A gente ainda tem muito chão pela frente. O Wagner, ele tem potencial para crescer? Não sei. Agora, manter, diminuir um pouco. André Fernandes pode ser que tire votos do Wagner, por ter o apadrinhamento do Bolsonaro, o Sarto tem seu capital político por ser prefeito. Agora o Evandro tem um público por ter sido deputado, vai ter um público vinculado ao PT, os militantes que acreditam no projeto político e logo no início, ainda na pré campanha, Evandro conta com seus padrinhos políticos para reforçar a candidatura”, explica a pesquisadora, se referindo ao presidente Lula, ao Ministro Camilo Santana e ao Governador Elmano de Freitas.
Pesquisas eleitorais são caras e comumente são encomendadas por veículos de comunicação ou partidos políticos, bem antes das eleições, para testar a preferência e aprovação de um ou outro candidato. De modo geral, os levantamentos fazem um retrato que captura um momento específico da disputa eleitoral e os resultados podem variar, a partir das polêmicas, disputas e debates promovidos durante o período da campanha. Para a cientista social Bruna Castelo Branco, e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além do apadrinhamento político, a propaganda eleitoral no rádio e na TV, que começa no próximo dia 30, deve impactar os números da próxima sondagem.
“O candidato Evandro Leitão, em especial, possui uma tendência de crescimento, em razão dos apoios a ele oferecidos de nomes próximos e partidários a ele que estão em destaque no cenário político nacional e como terá o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, poderá impactar positivamente no grau conhecimento e confiança do eleitor de Fortaleza e resultar em um possível aumento nas intenções de voto nas próximas pesquisas eleitorais”, analisa a especialista.
No rádio e na TV, Evandro Leitão terá cinco minutos na propaganda eleitoral gratuita. O segundo maior tempo é o do candidato André Fernandes que terá 01 minuto e 58 segundos para se apresentar melhor para o eleitorado e trazer suas propostas. “O André Fernandes está se tornando mais conhecido e vai aumentar a visibilidade a partir do tempo de TV e rádio porque ele vai chegar para a população comum, não só para o público das redes sociais, que funcionam meio como bolhas”, explica Paula Vieira.
“Os meios de radiodifusão conseguem atingir um público massivo, difuso e heterogêneo, capaz de oferecer impacto direto, não só nas pesquisas eleitorais, como no próprio resultado das eleições. para os candidatos da direita, os desafios são garantir a confiança de mais eleitores, conseguir votos de eleitores indecisos, mas, principalmente, conquistar votos daqueles que apoiam o candidato Wagner, gerando a concorrência entre si”, complementa Bruna Castelo Branco.
Sem um nome que una a direita em Fortaleza, Wagner, Fernandes e Eduardo Girão (Novo) são opositores em busca de conquistar o voto dos conservadores que moram na terra da luz. Mas embora Wagner lidere todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas até o momento na capital, aos poucos é possível ver o candidato desidratar e perder espaço entre os eleitores. Algo comum em todas as campanhas majoritárias que disputou.
“Os eleitores do Wagner tendem a uma expectativa, por conta das majoritárias que ele tentou. Mas vejo ele disputando mais com o Sarto do que com o Fernandes, que já se colocou como o candidato da extrema direita, do bolsonarismo. Wagner tenta inclusive se distanciar de qualquer vínculo de apadrinhamento e isso dá mais margem para ele tentar outros espectros. Por outro lado, o André Fernandes, está realmente se propondo a ser um candidato de direita”, analisa Paula.
“O desafio a ele imposto seria conseguir manter a boa intenção de votos (apresentada nesta pesquisa) até o final da corrida municipal. Wagner possui experiência em outras disputas para cargos do executivo, o que faz dele mais conhecido pela população, mas ao mesmo tempo, é também rejeitado”, reflete Bruna.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Verdes Mares e realizada presencialmente com 900 eleitores de 16 anos ou mais em Fortaleza, entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Veja os números do Instituto Quaest na pesquisa estimulada
Capitão Wagner (União): 31%;
José Sarto (PDT): 22%;
Evandro Leitão (PT): 14;
André Fernandes (PL): 14%
Eduardo Girão (NOVO): 3%
Chico Malta (PCB): 1%
Zé Batista (PSTU): 1%
Técio Nunes (PSOL): 1%
George Lima (Solidariedade): 0%
Indecisos: 4%
Branco/Nulo/Não vai votar: 9%
Pesquisa espontânea
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Os números também apontam que, no cenário espontâneo, o número de eleitores indecisos é de 71%. Veja os resultados completos:
André Fernandes (PL): 10%
Capitão Wagner (União): 6%;
Evandro Leitão (PT): 5%
José Sarto (PDT): 5%
Eduardo Girão (NOVO): 0%
Chico Malta (PCB): 0%
Outros: 1%
Indecisos: 71%
Branco/Nulo/Não vai votar: 2%
Confira o tempo de TV e Rádio para os candidatos
Evandro Leitão (PT) – 05min01seg95
André Fernandes (PL) – 01min58seg66
Capitão Wagner (União) – 01min14seg76
José Sarto (PDT) – 01min01seg59
Técio Nunes (Psol) – 25seg37
George Lima (SD) – 17seg68