Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro
Brasil de Fato
Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura negra e a educação na periferia na cidade de São Paulo (SP), a iniciativa reconhece e amplifica trabalhos de artistas e educadores e educadoras desses territórios.
São sete categorias em áreas como educação, música, dança e poesia. Na lista, estão artistas do samba, funk, rap e da produção de videoclipes. As escolhas vão levar em consideração critérios de originalidade, impacto social e contribuição para a cultura afro-brasileira.
A premiação é promovida pelo coletivo Casa no Meio do Mundo, que atua na Zona Norte da capital paulista. “Queremos ser um farol, iluminando trajetórias que muitas vezes permanecem invisíveis aos olhos da sociedade, mas que são fundamentais para o tecido social brasileiro”, diz o manifesto do prêmio.
Uma comissão especializada, composta por sete pessoas, fará a seleção de quatro finalistas para cada categoria. A escolha dos projetos vencedores será feita por voto popular online.
Para participar, é preciso preencher um formulário digital disponível no site do prêmio. As inscrições são gratuitas e cada pessoa pode inscrever apenas um projeto. O resultado será divulgado no dia 30 de novembro, em uma cerimônia presencial.
Os projetos premiados receberão um troféu, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.400,00 e vão apresentar seus trabalhos no Festival Rosângela Ferreira.