Festival celebra cultura cigana em Araucária (PR) com música, dança, oficinas e debates

Brasil de Fato

No dia 23 de setembro se comemora o Dia do Cigano no Paraná, por conta desta data a Casa Eliseu Voronkoff, localizada no município de Araucária, há 7 anos consecutivos, dedica este mês para celebrar a cultura cigana. Um dos objetivos é combater o preconceito à etnia dando a ela maior visibilidade por meio da arte.

O ‘Setembro Cigano’ é uma realização conjunta do espaço cultural com a Confederação Brasileira Cigana e o grupo de danças ciganas Lien.Gitan. O evento, que começa dia 31 de agosto, oferece ampla programação até 29 de setembro. A agenda inclui shows, oficinas, exposições e debates, sendo a Mostra de Dança Cigana uma das principais atrações. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na sede do centro cultural e no Teatro da Praça, em Araucária.

Entre as atividades estão: oficina de Audiovisual em acampamento cigano com exposição dos registros feitos; apresentação de dança cigana e dança circular; oficina de composição coreográfica; show com Jazz Cigano Quinteto; oficina voltada para professores e educadores gadjós; mesas de debates temáticos; oficina sobre musicalidade flamenca e compás com Miri Galeano e Jony Gonçalves (Perla Flamenca).

A iniciativa surgiu a partir das aulas de dança que a Casa Eliseu Voronkoff promove no município. “A criação do evento foi uma maneira de retribuirmos o que o povo cigano nos oferece, além de ser uma forma de ajudar na luta contra o estigma que eles ainda sofrem”, declara Ana Paula Frazão, gestora do espaço e coordenadora do evento.

Show com Jazz Cigano Quinteto, no Teatro da Praça, dia 13 de setembro

Há 14 anos o Jazz Cigano Quinteto é uma das referências brasileiras do Jazz Manouche, estilo criado pelo violinista cigano Django Reinhardt na Paris dos anos 1930. Formado por Lucas Miranda, Vinicius Araújo, Wagner Bennert, Mateus Azevedo e Leonardo dos Santos, o quinteto já se apresentou em festivais como Ilhabela In Jazz, Festival de Jazz Manouche de Piracicaba e Festival BB Jazz e Blues. O grupo explora o repertório de músicas tradicionais do estilo Jazz Manouche, standards de jazz, composições próprias e choros adaptados ao swing manouche. Em 2022 lançaram o álbum ‘Jazz Cigano Quinteto & Yamandu Costa’ e em 2023 realizaram o Festival Manouche em Curitiba.

VII Caravana – Mostra de Dança Cigana

O evento tem reunido anualmente solos, duos, trios e grupos de artistas que se dedicam ao estudo das Danças Ciganas. A VII Caravana – Mostra de Dança Cigana, atração principal, encerra o evento e irá acontecer no dia 29 de setembro (domingo), a partir das 15h, na Casa Eliseu Voronkoff. As inscrições para participar já estão abertas e encerram dia 13 de setembro.

Confira o link da inscrição.

“Em cada país os ciganos estabelecem diferentes trocas e vivências e isso reflete em sua dança, por isso cada território tem suas singularidades, tornando o evento plural e único”, define Ana Paula.

Campanha de doação

O projeto prevê também uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal e fraldas, que serão repassados à Confederação Brasileira Cigana. As doações devem ser entregues na Casa Eliseu Voronkoff (Rua Julieta Vidal Ozório, 413 – Centro /Araucária).

Para coleta domiciliar e mais informações, entrar em contato para agendamento no telefone: 41 99850-6246 (WhatsApp).

 

Serviço:

‘7º Setembro Cigano’

Quando: 31 de agosto até 29 de setembro

Onde: Casa Eliseu Voronkoff (Rua Julieta Vidal Ozório, 413 – Centro /Araucária)

Quanto: Gratuito

Informações:  41 99850 6246 / 41 3031 5355

 

Acompanhe a programação nas redes sociais:

https://www.instagram.com/casaeliseu/

https://www.facebook.com/CasaEliseuVoronkoff

Da Redação