Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte começa na sexta (13); veja programação

Brasil de Fato

Entre os dias 13 e 20 deste mês, acontece, no Palácio das Artes e no Cine Santa Teresa, em Belo Horizonte, a 4ª Semana de Cinema Negro. Neste ano, o festival conta com a exibição de quase 60 filmes nacionais e internacionais, além da presença de cineastas reconhecidos. 

O evento também terá homenagens e mostras de cinema africano, caribenho e experimental e acontece em formato híbrido, com sessões e encontros presenciais e virtuais. As atividades são totalmente gratuitas.

Programação

Na sessão de abertura será exibido o filme “Twice In The Oblivion (Duas Vezes Esquecido)”, filme de Pierre Jean Michel, que evidencia o massacre do ditador dominicano Rafael Trujillo, responsável pela morte de 20 mil haitianos imigrantes na República Dominicana, em 1937. 

As mostras “Abrindo caminhos: obras precursoras dos cinemas negros no Brasil” e “As muitas Áfricas: um olhar sobre produções contemporâneas do continente”, que exibirá o filme “Tug of War (Cabo de Guerra)”, do cineasta tanzaniano Amil Shivji, também fazem parte da programação.

O evento conta ainda com oficinas e outras atividades formativas. Para as crianças, haverá a transmissão de 17 curtas-metragens, por meio da mostra “Ibejis”.

Neste ano, a Semana de Cinema Negro de BH também desfruta da presença do coletivo Gira na Quebrada, que celebra a diversidade da cultura afrodiaspórica.

“Reunindo expressões artísticas, o Gira oferece sets de música que transitam pelas sonoridades afro, performances de dança, moda, culinária, intervenções poéticas, etc”,  diz a página oficial do evento.

Participe

Até o dia 18, a 4ª Semana de Cinema Negro ocorre no Palácio das Artes e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes do início de cada sessão. Nos dias 19 e 20, o evento continua no Cine Santa Teresa e a retirada dos ingressos será pelo portal do Sympla (sympla.com.br/cinesantatereza) e na bilheteria. 

Você pode conferir a programação completa e outras informações clicando neste link ou acessando o perfil do Instagram da Semana do Cinema Negro.

Da Redação