Realizada em quilombos de Pernambuco, Mostra de Cinema Negro recebe inscrições até 16 de setembro
Brasil de Fato
Se encerram na próxima segunda-feira (16) as inscrições para filmes a serem exibidos na “Semente – 2ª Mostra Itinerante de Cinema Negro”. A mostra está selecionando filmes de curta, média e longa-metragens, brasileiros, dirigidos ou codirigidos por pessoas pretas, pardas ou de origem em comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ciganas ou ribeirinhas).
Os filmes inscritos precisam ter sido finalizados entre 2021 e 2024. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.
As exibições da mostra acontecem ao longo de seis dias, de 4 a 9 de novembro, em três comunidades quilombolas no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. A mostra passa pelas comunidades de Leitão da Carapuça, em Afogados da Ingazeira; Varzinha dos Quilombolas, em Iguaracy; e na Quilombolas do Caroá, em Carnaíba.
A Mostra Itinerante de Cinema Negro nasceu em 2023, da crença de que o cinema é uma ferramenta poderosa para estimular discussões e reflexões sobre a raça negra, a sociedade brasileira e a história do país, buscando fomentar esses debates no Sertão do Pajeú.
O evento é uma realização da Pajeú Filmes, com apoio da Sagaz Produções. “Na primeira edição, recebemos filmes de todo o país e tivemos uma recepção maravilhosa nas três comunidades”, recorda Bruna Tavares, da Pajeú Filmes. Nos dias de exibição, as comunidades também têm outras atividades culturais, como apresentações artísticas, trocas de experiências e atividades formativas.
A mostra recebe incentivo financeiro do governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura; e do governo federal, através do Ministério da Cultura. Para mais informações, acompanhe a página da mostra Semente no Instagram ou envie um e-mail para mostraitinerantedecinemanegro@gmail.com.