Descubra as propostas de Sarto (PDT) para a saúde e segurança de Fortaleza

Brasil de Fato

Na segunda reportagem sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Fortaleza (CE) nas áreas da saúde e da segurança pública, o Brasil de Fato apresenta as principais ideias do atual prefeito José Sarto (PDT), que tenta a reeleição.

No plano de governo do candidato, enviado à plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sarto destaca que o compilado apresentado é o ponto de partida para um diálogo com a população sobre o futuro da cidade. O documento está dividido em 12 “valores centrais” e 7 eixos estratégicos de desenvolvimento, relacionados ao Plano Fortaleza 2040, que orienta a estruturação das políticas públicas na capital cearense.

Leia também:

:: Brasil de Fato analisa as propostas de Evandro Leitão (PT) para Fortaleza nas áreas de segurança e saúde ::

:: Saiba mais sobre as propostas de Capitão Wagner (UB) para a saúde e segurança de Fortaleza ::

:: Conheça as propostas do candidato André Fernandes (PL) nas áreas de saúde e segurança para Fortaleza ::

Desde que foi estabelecida uma “disputa” de narrativas entre Sarto e o governador Elmano de Freitas (PT) sobre a segurança pública da cidade, Sarto defende a ideia de armar a guarda municipal. Essa é a sua principal proposta na área da segurança pública. Nos itens 1 e 2 do eixo intitulado “Equidade territorial, social e econômica”, o candidato diz que vai assegurar a capacidade operacional da Guarda Municipal de Fortaleza, treinando e provendo o efetivo com armamentos, tecnologias e equipamentos adequados para a proteção da população.

“Ainda temos desafios, como a implementação do plano de cargos e carreiras da Guarda Municipal, mas estamos trabalhando para que isso seja realizado. Além disso, a nova turma de guardas que está sendo qualificada em um concurso extremamente difícil será incorporada à força ainda este ano”, afirmou o prefeito.

Em outro ponto, Sarto promete expandir o programa “Parada Segura”, ampliando para 500 o número de paradas de ônibus contendo videomonitoramento integrando aos órgãos de segurança, totem informativo com o horários dos coletivos e pontos de recarga de celulares para a população.

Ainda de acordo com o plano de governo apresentado, Sarto promete promover políticas de prevenção à violência e promoção da cultura da paz, estimulando práticas de mediação comunitária, por meio de políticas públicas transversais como juventude, educação, ocupação de espaços públicos, cultura, esporte e lazer.

O documento também fala em reforçar o sistema de iluminação pública e estabelecer rotas seguras para aumentar a segurança nas áreas urbanas, especialmente em locais de alto risco e de grande fluxo de pessoas.

Saúde

Na área da saúde, Sarto destaca que a prioridade da gestão será reduzir a fila de espera por exames e cirurgias na rede municipal. De acordo com o candidato, a proposta é realizar um mutirão com a rede privada para usar as horas vagas dos hospitais para atender a população.

O plano também fala sobre a área da saúde da mulher, com a implantação do programa Samu Gestante, que promete levar pacientes para hospitais em casos de emergências ginecológicas e obstétricas. O texto prevê ainda a ampliação do atendimento obstétrico no pré-natal, já colocando o pediatra para acompanhar o feto em desenvolvimento desde a barriga da mãe.

Para melhorar o atendimento emergencial, o prefeito se comprometeu ainda a construir seis novas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), Fortaleza conta com 6 unidades, e contratar mais 1.000 novos médicos.

De acordo com o Plano de Governo, o atual prefeito pretende entregar em cada Regional, uma unidade do recém criado Núcleo Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea). O primeiro inaugurado no início de agosto no bairro Edson Queiroz, atende crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de 0 a 18 anos, por meio de consultas e avaliações com equipe multidisciplinar.

A população da comunidade LGBTQIAP+ só é citada uma vez no documento apresentado ao TSE. De forma genérica, Sarto diz que vai fortalecer as políticas públicas que promovam o respeito à diversidade e a igualdade de oportunidades, da mulher, da população LGBTQUIAP+, da população negra, de pessoas com deficiência, dentre outros, mas não cita quais políticas são essas.

Para acessar o conteúdo completo disponibilizado na plataforma do TSE, acesse aqui.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

 

Da Redação