Quaest: Nunes estaciona, Boulos cresce e Marçal perde pontos em disputa por prefeitura de SP; empate técnico permanece
Brasil de Fato
De acordo com a pesquisa Quaest de intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, divulgada nesta quarta-feira (18), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) estacionou, Guilherme Boulos (Psol) cresceu três pontos percentuais e Pablo Marçal (PRTB) perdeu também três pontos percentuais.
Eles têm 24%, 23% e 20%, respectivamente. Na última edição da pesquisa, divulgada em 11 de setembro, os três candidatos apareciam em empate técnico triplo. Nunes tinha 24% das intenções de voto, enquanto Marçal tinha 23% e Boulos, 21%.
A pesquisa, realizada entre 15 e 17 de setembro, é a primeira após a “cadeirada” de José Luiz Datena (PSDB) contra Marçal, durante o debate da TV Cultura no último domingo (15). O apresentador agrediu o ex-coach após ser acusado de assédio sexual e provocado de outras maneiras diversas vezes.
Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o levantamento mostrou uma inversão no movimento de crescimento de Marçal. Nas pesquisas anteriores, o ex-coach havia registrado aumentos consecutivos: 11% em junho, 13% em julho, 19% em agosto, 23% em 11 de setembro e 20% agora.
Já Datena, o autor da agressão contra Marçal, cresceu dois pontos em relação à última pesquisa, saindo de 8% para 10%.
Entre os outros candidatos, Tabata (PSB) saiu de 8% para 7%; Marina Helena (Novo) permaneceu com 2% das intenções dos votos. Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (Unidade Popular) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram. Indecisos somaram 7%, bem como aqueles que declararam que votarão branco, nulo ou que não votarão.
No total, foram entrevistados 1,2 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-00281/2024.
Rejeição
A pesquisa também trouxe os índices de rejeição dos primeiros colocados. Nunes diminuiu a reprovação em três pontos percentuais, saindo de 37% para 34%. Boulos caiu dois pontos, de 48% para 46%. Somente Marçal que subiu, de 41% para 45%.
Segundo turno
A Quaest também levantou possíveis segundos turnos entre os primeiros colocados nas intenções de votos do primeiro turno. O prefeito Ricardo Nunes venceria tanto Boulos quanto Marçal. Já entre Marçal e Boulos, haveria um empate técnico entre ambos.
Nunes 46% x Boulos 35%
Nunes 47% x Marçal 27%
Boulos 42% x Marçal 36%