Grupo Flow promove debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo nesta segunda (23)
Brasil de Fato
Seis candidatos à prefeitura de São Paulo participam, nesta segunda-feira (23), às 19h, do debate eleitoral promovido pelo Grupo Flow, do podcast de mesmo nome. Foram convidados: Guilherme Boulos (Psol), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). De acordo com a organização, todos estão confirmados.
A mediação será do jornalista Carlos Tramontina. O debate, que ocorre presencialmente no Esporte Clube Sírio, será transmitido nos canais Flow News e Flow Podcast. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Flow e o Nexo Governamental XI de Agosto, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que tem como eixo a promoção da participação política e do debate ativo com os Três Poderes.
Também participam do debate Igor Coelho, fundador do Grupo Flow e host do podcast, e as jornalistas Helen Braun e Madeleine Lacsko. “Nosso propósito é criar um ambiente de diálogo na sociedade em que o público possa construir suas próprias opiniões e fazer uma escolha consciente”, aponta a organização.
Regras
Pelas regras do debate, não serão tolerados ataques de natureza pessoal e familiar, apelidos pejorativos, porte de objetos para ofender ou agredir outro candidato e toques físicos que possam significar agressão. Os candidatos não poderão sair do lugar durante o debate.
Em caso de infração, o moderador poderá intervir se algum candidato desvirtuar a resposta ou ofender outro participante; em caso de ofensa pessoal ou familiar, o mediador pedirá o cumprimento das regras; e, na terceira ocorrência de ofensa, o candidato será eliminado do debate. “Seu microfone será desligado, sua cadeira removida, e, se necessário, haverá intervenção da segurança.”
Mudança de tom
O último debate eleitoral promovido pelo SBT, Terra e Rádio Nova Brasil foi marcado por um tom mais ameno entre os candidatos. Ricardo Nunes, que tenta a reeleição, e Guilherme Boulos protagonizaram um embate mais direto na sexta-feira (20). Já o ex-coach Pablo Marçal ficou de escanteio nas perguntas entre candidatos e disse ter mudado de postura.
No debate promovido pela TV Cultura, em 15 de setembro, Marçal foi golpeado com uma cadeira pelo candidato José Luiz Datena. Na ocasião, o jornalista questionou Marçal sobre supostas ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Marçal, então, provocou Datena o chamando de “arregão”, dando início à confusão.
O debate do SBT também teve dobradinhas entre candidatos, o que favoreceu a apresentação de propostas. Uma delas entre José Luiz Datena e Tabata Amaral, candidatos que ensaiaram uma aliança antes das eleições, com o tucano na condição de vice. Datena perguntou a Tabata sobre saúde, criticando a gestão de Nunes. Boulos e Tabata Amaral também tiveram uma troca de perguntas e respostas amigável. O psolista questionou a candidata sobre saúde mental. Já Marçal e Marina Helena protagonizaram dobradinha, na qual atacaram o candidato do Psol.