Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer oferta 2 mil mamografias em João Pessoa neste Outubro Rosa

Brasil de Fato

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), da Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB), em João Pessoa, vai ofertar 2 mil mamografias, com 100 exames realizados por dia até 31 de outubro. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa 2024, do governo da Paraíba, que tem como tema Vocês não estão sozinhos! Juntos, venceremos essa luta!. Para fazer o exame, basta procurar o serviço com documento pessoal, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a última monografia, caso exista. O atendimento será por ordem de chegada.

A campanha tem como público-alvo, em sua maioria, mulheres a partir de 40 anos, que já tenham feito mamografia há um ano e precisam renovar, e para aquelas que nunca tenham realizado o exame. O CEDC também irá realizar 500 ultrassonografias mamárias e 400 consultas com mastologistas. 

Além da campanha do governo, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas (MPC) se uniram para uma campanha sobre o câncer de mama. O trabalho de conscientização será feito por meio de vídeos curtos, publicados nas redes sociais, em que profissionais de diversas áreas abordarão, em vários aspectos, o câncer de mama. O objetivo é alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. 


Promotoria de Campina Grande. / Foto: Divulgação.

O MPPB enfatiza que as mulheres que dependem da saúde pública e que tiverem dificuldade de conseguir consultas, exames (incluindo a mamografia) e tratamento, podem procurar a Promotoria de Justiça mais próxima, em busca da efetivação de seus direitos. Também é possível entrar em contato pelo site do MPPB.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o triênio 2023-2025 é de 73.610 casos de câncer de mama. Ainda segundo o estudo, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o mais incidente no país e em todas as regiões brasileiras. No Nordeste, o risco é de 52,20 casos a cada 100 mil mulheres. 

No estado da Paraíba, de janeiro a setembro de 2024, foram registrados 226 óbitos decorrentes do câncer de mama, conforme dados da SES-PB. Em 2023, a Paraíba registrou 323 óbitos. Segundo o Inca, o câncer de mama, na maioria dos casos, quando tratado adequadamente e em tempo apropriado, apresenta bom prognóstico. 

*Com informações do MPPB e do Governo da Paraíba.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)

Da Redação