Veja como foi o dia de votação em Fortaleza; Sarto, Leitão e Fernandes se dizem confiantes de 2º turno
Brasil de Fato
A votação, maior demonstração da democracia brasileira, foi aberta às 8h de hoje (06) e seguiu tranquila durante toda a manhã, mas a Polícia Federal registrou seis ocorrências de crimes eleitorais em todo o Ceará. Casos de compra de votos, corrupção eleitoral e boca de urna foram registrados em Fortaleza, Campos Sales, Iguatu, Jaguaribe e Juazeiro do Norte.
Todos os candidatos à prefeitura de Fortaleza votaram pela manhã. O primeiro a votar foi o representante do Bolsonarismo em Fortaleza, André Fernandes. O candidato do PL votou na Assembleia Legislativa do Ceará, acompanhado da família e de correligionários.
O segundo a votar foi o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, do PDT. O candidato à reeleição chegou por volta das 9h30 na escola municipal Johnson, localizada no bairro Luciano Cavalcante. Figurando entre o terceiro e quarto lugar na média das pesquisas eleitorais, Sarto se mostrou confiante para o segundo turno, disse que não tinha conversado com nenhum candidato sobre apoios, e falou do sentimento que vem das ruas.
“Sentimento que me dá muita alegria. Rodamos quase Fortaleza toda, principalmente pela periferia. A gente vê as obras da Prefeitura e fica com o sentimento de dever muito bem cumprido”, disse Sarto.
Por volta das 11h30, o candidato do PT, Evandro Leitão chegou a uma escola particular na Varjota. Ele estava acompanhado da família, do Ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e da vice-governadora, Jade Romero, além do deputado Jose Guimarães e outros grandes nomes do Partido dos Trabalhadores.
Depois de votar, Evandro evitou falar sobre a busca de apoio de outros candidatos para o segundo turno, mas comentou sobre a vinda do presidente Lula para alavancar sua campanha.
“O importante é passar para o segundo turno e depois a gente vê os horizontes e a estratégia para chegar à Prefeitura de Fortaleza. É muito importante ter o apoio do presidente Lula, pela sua importância, pelo que já fez no país. Ele só foi a São Paulo e veio a Fortaleza no primeiro turno e virá no segundo turno nos apoiar,” disse.
Capitão Wagner, do União Brasil chegou por volta das 10h em uma escola particular no bairro Parquelândia. Com a imprensa falou sobre a perspectiva de seguir na disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza. “Desde ontem a gente vê a quantidade de indecisos muito forte, eu acredito que mais tarde a gente vai estar comemorando a vitória, porque o eleitor fortalezense é muito inteligente”, declarou.
George Lima, candidato do Solidariedade, votou em um tradicional clube da capital cearense e declarou apoiar Evandro Leitão no cenário do segundo turno, caso ele não siga na disputa.
Eduardo Girão, do Novo, votou na sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), no bairro Meireles.
Técio Nunes, do PSOL, votou no Detran da Maraponga e o candidato José Batista, do PSTU, votou no bairro Bonsucesso.
Em Fortaleza, mais de 1 milhão e 700 mil eleitores (1.769.746) estão aptos a votar nas eleições de 2024, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Em todo o estado, são mais são quase 7 milhões de eleitores (6.935.539).
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.