Festival Internacional de Teatro Infantil começa neste sábado (12) no Ceará com programação gratuita

Brasil de Fato

Em uma experiência que reúne um misto de diversão e poesia, em linguagens diversas, como teatro, dança, audiovisual e música, o Ceará recebe agora no mês de outubro a 13ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC). O evento, que é realizado pela Invento Produções Cultural, já alcançou mais de 180 mil pessoas em mais de 450 sessões, incluindo mais de 50 mil alunos de escolas em 8 cidades cearenses, e agora se prepara para mais uma grande realização no ano que celebra 15 anos de atuação, produzindo cultura em diversas cidades do país.

O produtor cultural e diretor do festival, Emídio Sanderson, afirma que chegar a 13ª edição do festival é uma prova de resistência e de resiliência, e de ratificar o principal propósito do evento: democratizar o acesso às artes cênicas junto às novas gerações, alinhando à proposta de formação educativo-cultural, e fazer chegar às comunidades e a crianças com pouco ou nenhum acesso a atividades culturais. “O festival hoje, é visto como inspiração para outras produções no setor cultural cearense, festivais que não são dedicados exclusivamente a crianças estão pensando em programações específicas para as novas gerações, pensando em atividades que fazem o mesmo elo que o festival TIC faz desde a primeira edição: o elo das artes com a educação básica e com as escolas”, destaca.

Emídio aponta ainda a relevância do contato com o teatro para as crianças, e acredita que nos dias de hoje, as crianças estão cada vez mais hiper conectadas ao meio virtual, que se tornou o principal canal de acesso delas à cultura. “Mas fica a reflexão: que tipo de conteúdos culturais são esses que as crianças estão consumindo? São conteúdos de curta duração? São conteúdos que apelam para o grotesco? No geral, são conteúdos que não pensam no desenvolvimento das crianças, e podem estar impactando negativamente o desenvolvimento físico, mental e emocional desses sujeitos”. O produtor ressalta ainda que as novas tecnologias e formas de consumir cultura tiram das crianças a presença física e o contato social, gerando consequências na vida das crianças.


Emídio Sanderson – Diretor do Festival TIC / Divulgação / Invento Produções Culturais

Com programação inteiramente gratuita, o festival de teatro reúne mais de 50 atrações divididas entre internacionais, nacionais e locais, com o objetivo de dar voz a histórias de silêncio, muros e de mitos, sejam elas em português ou não. Além de gratuita, toda a programação de espetáculos do evento é acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição, e conta com fones abafadores para pessoas com dificuldades auditivas. Para o público em geral, a programação do 13º TIC começa no sábado, 12 de outubro, data em que celebramos o Dia das Crianças.

O artista plástico, diretor teatral e professor universitário, Miguel Vellinho, resgata uma das principais consequências vividas durante a pandemia da covid-19: o isolamento social forçado, e destaca como esse processo afetou e impactou profundamente a formação das crianças, que não tinham contato com outras crianças e famílias, com outras possibilidades e realidades, assim como foram impedidas de acessar o teatro e a cultura de forma presencial. “O teatro está inserido não só na formação cultural e artística da criança, mas também ocupa um lugar de socialização muito importante, fora que vivemos falando sobre formação de público, mas que na verdade o teatro se mantém a partir dessa ideia de continuidade, de um teatro que acompanha a vida das pessoas”, garante o artista.

Da capital ao interior, além de Fortaleza, outros quatro municípios cearenses deverão também receber programações, sendo eles Sobral, entre os dias 17 e 19; São Gonçalo do Amarante, entre os dias 20 e 22; Maracanaú, entre os dias 24 e 26; e encerrando a programação, a cidade de Quixeramobim, entre os dias 27 e 29 de outubro. Ao longo da realização do festival, e em todas as cidades por onde o evento deve passar, será realizado ainda a Feira de trocas e doação de Livros e Brinquedos, para despertar o público sobre a importância do consumo consciente, como um ato necessário à preservação do meio ambiente, e estimular o ato de doar e trocar. Os itens para doação vão ser destinados a projetos sociais que atendem crianças em Fortaleza.


A abertura do festival aconteceu no Theatro José de Alencar com duas sessões exclusivas para alunos de escolas públicas / Divulgação / Invento Produções Culturais

E as atividades não param por aí. Buscando uma integração entre educação ambiental e o brincar, o festival oferece também oficinas de confecção de brinquedos com tampinhas de garrafas pet. Com isso, o TIC desperta para a necessidade do direcionamento correto de materiais recicláveis e ensina, de forma divertida, como reutilizar materiais, evitando que sejam descartados.

Apesar da extensa programação que pretende animar a rotina da criançada cearense, o caminho para a construção do festival não é fácil. Questionado pelo BdF Ceará sobre os desafios em construir teatro infantil e eventos voltados para esse público, o diretor do evento assegura que a maior parte desses desafios estão ligados ao financiamento de projetos culturais. “Hoje nós temos maturidade em termos de captação de recursos, porque já temos uma relação bem estabelecida com empresas que financiam e apoiam os nossos projetos, mas apesar disso, todos os anos terminamos a edição com a incerteza se a próxima edição será realizada, quanto a gente vai ter, qual vai ser o tamanho da programação, então isso de fato é um grande desafio”. Outro desafio apontado por Emídio está relacionado a falta de continuidade e as inconstâncias das políticas culturais no Brasil e no Ceará.

Assim como o diretor do festival, Vellinho acredita também que o principal desafio na construção do teatro infantil está ligado a questões financeiras. Ele afirma que há no Brasil uma ideia ainda equivocada sobre produzir teatro para a infância. “As produções têm menos tempo de montagem, recebem menos financiamento, tem um espaço diferenciado das montagens adultas e isso é muito prejudicial a quem trabalha nisso. O teatro é um só e é múltiplo. Não podemos categorizar de certa forma e dar prioridades ao teatro adulto e o teatro infantil ficar ligado ao que sobrar”. O diretor de teatro aponta ainda um outro desafio, dessa vez ligado ao tratamento da mídia em relação às coberturas do teatro infantil, e destaca que muitas vezes a imprensa rotula a produção infantil de uma maneira muito genérica e pouco atenta.

Programação

Dentre as mais de 50 atrações confirmadas no festival, o TIC recebe o Teatrodistinto, direto da Itália, com o espetáculo “Kish Kush”, uma peça delicada e poética sobre diversidade e relacionamento com o próximo. Além do grupo italiano, o evento conta ainda com representatividade da América-Latina, e traz o grupo argentino Pim Pau, com um espetáculo para todas as idades, cheio de interação, criatividade, humor e ritmo.


O festival oferece uma intensa programação na Caixa Cultura , no Dragão do Mar e no Hub Porto Dragão . / Divulgação / Invento Produções Culturais

Já na categoria nacional, o evento traz a Companhia PeQuod, do Rio de Janeiro, com o espetáculo “Pluft, o Fantasminha”, obra de autoria de Maria Clara Machado, que estreou nacionalmente em 1955, e que retoma aos teatros com direção de Miguel Vellinho. E como espetáculo local, o grupo cearense Pavilhão da Magnólia deve roubar a cena com a estreia de “A viagem do Barquinho”, um clássico que completa 50 anos em 2025, da escritora Sylvia Ortoff e direção de Miguel Vellinho, um dos mais reverenciados nomes do teatro infantil no país.

Fortaleza

Dia 12/out (sábado)

16h – DJ Mia e sua gatarada (CE). Local: Arena Dragão do Mar. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

16h30 “Kwat e Jaí” – Bebelume (DF). Local: Teatro Dragão do Mar. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia da apresentação

16h30 DJ Mia e sua gatarada (CE). Local: Hub Cultural Porto Dragão. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

17h “Kish Kush” – Cia Teatrodistinto (Itália). Local: Hub Cultural Porto Dragão. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia da apresentação

17hDJ Miau e sua gatarada (CE). Local: Pátio externa da CAIXA Cultural Fortaleza. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

18h “Pluft, o Fantasminha” – Cia PeQuod (RJ). Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza. Retirada dos ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural a partir das 16h do dia da apresentação

19h “Festa de Criança” – Natasha Faria e banda (CE). Local: Pátio externa da CAIXA Cultural Fortaleza. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

17h às 19h Feira de Troca de Livros e Brinquedos. Oficinas de Confecção de Bonecos com Tampinhas de Garrafa PET. Local: Pátio externa da CAIXA Cultural Fortaleza

Dia 13/out (domingo)

16h DJ Mia e sua gatarada (CE). Local: Arena Dragão do Mar. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

16h30 “Kwat e Jaí” – Bebelume (DF). Local: Teatro Dragão do Mar. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia da apresentação.

16h30 – DJ Mia e sua gatarada (CE). Local: Hub Cultural Porto Dragão. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

17h – “Kish Kush” – Cia Teatrodistinto (Itália). Local: Hub Cultural Porto Dragão. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia da apresentação

17h – DJ Miau e sua gatarada (CE). Local: Pátio externa da CAIXA Cultural Fortaleza. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

18h – “Pluft, o Fantasminha” – Cia PeQuod (RJ). Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza. Retirada antecipada de ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural a partir das 16h do dia da apresentação

19h – PIM PAU (Argentina). Local: Pátio externa da CAIXA Cultural Fortaleza. Aberto ao público. Não há necessidade de ingresso. Sujeito à lotação.

17h às 19h – Feira de Troca de Livros e Brinquedos

Oficinas de Confecção de Bonecos com Tampinhas de Garrafa PET

Local: Pátio externa da CAIXA Cultural Fortaleza

SOBRAL

Dia 17/out (quinta)

8h30 e 14h30 – “Borboletário” – Zepelim (CE)

Local: CEI Darcy Ribeiro

SESSÕES EXCLUSIVAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS AGENDADAS

Dia 18/out (sexta)

8h30 e 16h – “A viagem do barquinho” – Pavilhão da Magnólia (CE)

Local: Escola Senador Carlos Jereissati de Ensino Fundamental

Sessões seguidas de debate

SESSÕES EXCLUSIVAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS AGENDADAS

8h30 e 16h – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP)

Local: Theatro São João

SESSÕES EXCLUSIVAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS AGENDADAS

Dia 19/out (sábado)

Entrada gratuita. Aberto ao público.

Local: Boulevard do Arco

18h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

18h30 – “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” – Grupo Blitz (CE) 

19h – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP)

20h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

20h30 – “Festa de Criança” – Natasha Faria e banda (CE)

18h30 às 20h30

Feira de Troca de Livros e Brinquedos

Oficinas de Confecção de Bonecos com Tampinhas de Garrafa PET

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Dia 20/out (domingo)

Entrada gratuita. Aberto ao público.

Local: Praça da Igreja Matriz

18h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

18h30 – “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” – Grupo Blitz (CE) 

19h – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP)

20h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

20h30 – “Festa de Criança” – Natasha Faria e banda (CE)

18h30 às 20h30

Feira de Troca de Livros e Brinquedos

Oficinas de Confecção de Bonecos com Tampinhas de Garrafa PET

Dia 21/out (segunda)

9h e 15h – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP). Local: Escola Euclides Pereira Gomes 

9h e 15h – “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” – Grupo Blitz (CE). Local: CEDI Guiomar Mendes 

Dia 22/out (terça)

9h e 15h – “A viagem do barquinho” – Pavilhão da Magnólia (CE). Local: Escola Euclides Pereira Gomes 

9h e 15h – “Borboletário” – Zepelim (CE). Local: CEI Francisco Martins da Silva 

MARACANAÚ

Dia 24/out (quinta)

9h e 15h – “A viagem do barquinho” – Pavilhão da Magnólia (CE). Local: EMEF José Dantas Sobrinho

9h e 15h – “Borboletário” – Zepelim (CE). Local: EMEIEF Construindo Saber

Dia 25/out (sexta)

9h e 15h – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP). Local: EMEF Evandro Ayres de Moura

9h e 15h – “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” – Grupo Blitz (CE). Local: EMEIEF Antonio Gondim Lima

Dia 26/out (sábado)

Entrada gratuita. Aberto ao público.

Local: Praça da Estação

18h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

18h30 – “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” – Grupo Blitz (CE) 

19h – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP)

20h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

20h30 – “Festa de Criança” – Natasha Faria e banda (CE)

18h30 às 20h30

Feira de Troca de Livros e Brinquedos

Oficinas de Confecção de Bonecos com Tampinhas de Garrafa PET

QUIXERAMOBIM

Dia 27/out (domingo)

Entrada gratuita. Aberto ao público.

Local: Praça da Igreja Matriz

18h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

18h30 – “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” – Grupo Blitz (CE) 

19h – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP)

20h – DJ Miau e sua gatarada (CE)

20h30 – “Festa de Criança” – Natasha Faria e banda (CE)

18h30 às 20h30

Feira de Troca de Livros e Brinquedos

Oficinas de Confecção de Bonecos com Tampinhas de Garrafa PET

Dia 28/out (segunda)

9h30 e 15h30 – “Gigantes de Ar” – Cia Pia Fraus (SP). Local: (a definir)

9h30 e 15h30 – “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” – Grupo Blitz (CE). Local: (a definir) 

Dia 29/out (terça)

9h30 e 15h30 – “A viagem do barquinho” – Pavilhão da Magnólia (CE). Local: EEF Manoel Martins de Almeida

9h30 – “Borboletário” – Zepelim (CE). Local: CEI Zaine Belém

15h30 – “Borboletário” – Zepelim (CE). Local: CEI Edmilson Correia de Vasconcelos

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Da Redação