Câmara abre prazo para indicar concorrentes ao Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2024

Câmara abre prazo para indicar concorrentes ao Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2024

Da Agência Câmara de Notícias

Getty Images
Premiação faz parte de ações da Casa para promover a inclusão da pessoa com deficiência

A 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados abriu nesta segunda-feira (20) o prazo para indicações ao Prêmio Brasil Mais Inclusão 2024. A premiação, concedida todos os anos, homenageia empresas, entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.

Cada deputado e senador pode indicar um concorrente até o dia 31 de maio.

As inscrições podem ser feitas aqui.

O prêmio é composto por duas categorias:

⦁  Mérito João Ribas – concedido a empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público;

⦁  Mérito Darci Barbosa – concedido a personalidades e entes federados.

A premiação faz parte das ações da Câmara dos Deputados para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, foi aprovado pela Casa o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Também foram criadas a Comissão Permanente dos Direitos da Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade.

Escolha dos agraciados
Os vencedores deste ano devem ser conhecidos no dia 19 de junho. E a solenidade de entrega do prêmio está marcada para 27 de novembro.

Inclusão na Câmara
A Câmara dos Deputados vem atuando nos últimos anos para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2019, a Casa adaptou sua estrutura para atender às necessidades de acessibilidade do primeiro deputado cego da história do País, Felipe Rigoni (ES).

Em 2015, a Casa aprovou o Estatuto da Pessoa com Deficiência e criou a Comissão Permanente sobre Direitos das Pessoas com Deficiência.

Em 2014, o Plenário da Câmara dos Deputados foi reinaugurado com adaptações para receber pessoas com dificuldades de locomoção. A Casa também oferece rampas, elevadores adaptados e triciclos motorizados nas portarias.

Além disso, a TV Câmara traz a janelinha da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas em tempo real; o portal da Câmara está adaptado para pessoas com deficiência visual e, nos plenários das comissões, a tecnologia assistiva de aro magnético leva o áudio diretamente aos aparelhos auditivos de surdos oralizados.

Source: camara.leg.br

Da Redação