Datafolha aponta empate técnico entre Boulos e Ricardo Nunes para a prefeitura de São Paulo

Brasil de Fato

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Datafolha mostra empate técnico entre Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo. Enquanto o deputado federal psolista tem 24% da preferência do eleitorado, o atual ocupante do cargo tem 23%.

A pesquisa apresentou aos participantes uma série de outros nomes cogitados para concorrer à prefeitura da cidade mais populosa do país. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) tiveram 8% cada, enquanto o coach Pablo Marçal (PRTB) foi indicado como o preferido por 7% dos eleitores. Marina Helena (Novo) e Kim Kataguiri (União Brasil) somaram 4% cada.

O Datafolha testou ainda um segundo cenário, sem os nomes de Datena (que tem o hábito de desistir de candidaturas) e Kataguiri (cujo partido integra a base de apoio de Nunes). Nesse caso, o cenário de empate técnico permanece, mas o atual prefeito aparece numericamente à frente de Boulos (26% contra 24%). Tabata e Marçal chegaram, ambos, a 9%.

Foram ouvidos 1.092 eleitores da capital paulista entre segunda e terça-feira (27 e 28 de maio). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Empate prossegue

Este é o segundo levantamento consecutivo feito pelo Datafolha que mostra empate técnico entre os dois principais postulantes à prefeitura da maior cidade do país. Em março, Boulos tinha 30%, enquanto Nunes somava 29%.

O Datafolha, porém, considera que os dois levantamentos não são comparáveis, já que o leque de candidatos apresentados era diferente. Os nomes de Datena e Pablo Marçal, por exemplo, não tinham sido apresentados aos eleitores em março.

Os resultados das pesquisas do Datafolha contrastam com o levantamento divulgado na última terça-feira (28) pelo instituto AtlasIntel em parceria com a CNN, que mostrava Boulos com uma vantagem confortável: 37,2% contra 20,5% das preferências para o primeiro turno.

Da Redação