Maceió: Pastor Wellington, liderança em prol de atingidos pela Braskem, lança pré-candidatura a vereador

Brasil de Fato

Uma das grandes lideranças em prol das dezenas de milhares de pessoas que tiveram que deixar suas casas em Maceió por conta do crime ambiental causado pela Braskem, o Pastor Wellington do Pinheiro lançará, neste sábado (1), a pré-candidatura a vereador da capital alagoana pelo PT. A atividade de lançamento terá a presença de parlamentares, como o deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), além de representantes de movimentos populares.

Há mais de 30 anos à frente da Igreja Batista do Pinheiro, Pastor Wellington se tornou referência na luta em defesa dos direitos humanos e das populações vulnerabilizadas em Alagoas. Sua atuação une os valores e práticas da fé com o enfrentamento a todas as formas de fundamentalismo. Em sua caminhada, trabalhou em parceria com movimentos populares do campo e da cidade, atuando pelo enfrentamento à fome, acesso à terra e em defesa da população LGBTQIA+.

Desde 2018 se notabilizou pela atuação junto às famílias afetadas pelo afundamento do solo causado pela mineradora Braskem, articulando a luta por justiça e reparação. Por conta da retirada de sal-gema do subsolo da capital alagoana, cinco bairros tiveram de ser esvaziados, causando o deslocamento de mais de 60 mil pessoas. Estudos mostram que essa já é a maior tragédia socioambiental em áreas urbanas em todo o mundo.

O ato que dá início à pré-campanha de Pastor Wellington por uma vaga na Câmara de Vereadores de Maceió acontece a partir das 16h na Casa de Festas Exthases (Rua Estatístico Teixeira de Freitas, 179, bairro do Pinheiro).

Além de Henrique Vieira, são esperadas as presenças do deputado federal Paulão (PT/AL); do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT/AL); do pré-candidato pelo PT à prefeitura de Maceió, Ricardo Barbosa; e das lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Débora Nunes; e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Eliane Silva, que também é pré-candidata a vice-prefeita de Maceió.

Da Redação