Comissão aprova criação de programa para incentivar bons alunos da rede pública

Comissão aprova criação de programa para incentivar bons alunos da rede pública

Da Agência Câmara de Notícias

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A relatora, deputada Adriana Ventura, recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria um programa federal de incentivo a estudantes da rede pública da educação básica (da educação infantil ao ensino médio) que apresentarem um ótimo desempenho escolar e outros diferenciais notáveis durante o ano letivo.

Estados e municípios poderão aderir à iniciativa. O objetivo da premiação é identificar jovens talentos, estimular o aluno a potencializar a sua aprendizagem e reduzir a evasão ou abandono escolares.

Prêmios anuais
O programa “Aluno Nota Dez” prevê a concessão de uma premiação anual, que inclui computadores, certificado de menção honrosa e viagens de intercâmbio a estudantes selecionados entre os premiados. Outros prêmios podem ser concedidos.

O texto aprovado prevê os critérios de seleção dos alunos premiados. Entre eles:

  • a escolha será feita, em cada escola, por comissão de profissionais da educação;
  • a comissão levará em consideração o desempenho escolar, a participação nas atividades realizadas em sala de aula e na escola, e a frequência mínima de 85%; e
  • considerará ainda a disciplina do aluno e a participação em olimpíadas escolares e concursos.

Reconhecimento
A relatora, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), recomendou a aprovação do PL 2712/22, do deputado Kim Kataguiri (União-SP). Ela afirmou que o texto busca reconhecer e incentivar o bom desempenho escolar.

“Entendemos que a medida cumprirá os objetivos de estimular os estudantes na busca do conhecimento, de identificar e incentivar talentos, de incentivar a permanência na escola, entre outros nobres fins educacionais”, disse Adriana.

A deputada reuniu o projeto de Kataguiri ao apensado (PL 644/23), do deputado José Nelto (PP-GO), na forma de um texto substitutivo.

Próximos passos
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, o projeto também precisa ser aprovado pelo Senado.

Source: camara.leg.br

Da Redação