Festival ‘Queima’ em Curitiba propõe olhar artístico para videoclipes

Brasil de Fato

Entre os dias 11 e 14 de julho, Caixa Cultural Curitiba recebe o 1º Festival de Videoclipes “Queima”. A programação inclui seis sessões de videoclipes, roda de conversa com profissionais da área, duas masterclass, uma apresentação de vídeo mapping (projeção em superfícies) e um show de abertura com o cantor e compositor Getúlio Abelha.

O festival abre nesta quinta-feira (11), às 19h, com sessões da Mostra Competitiva. A partir das 20h30, será o show de Getúlio Abelha, no Janaíno Vegan Bar, no Largo da Ordem.


Getúlio Abelha é o nome artístico do piauiense considerado um dos principais nomes da nova geração do brega. / Divulgação Queima

As sessões de videoclipes estão divididas em cinco mostras: LGBTQIAPN +; Videoclipes Independentes; Amor a Flor da Pele; Mostra Retrospectiva (videoclipes antigos); e Mostra competitiva.

Serão distribuídos prêmios em dinheiro nas categorias: Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Videoclipe. Os premiados serão avaliados por três jurados, escolhidos com base em sua atuação no mercado. O prêmio de Melhor Videoclipe será escolhido por voto popular.

No dia 13 de julho, o festival recebe Maria Machado e Nïco Mascarenhas para as masterclass “Montagem em Videoclipe” e “Coletividade e Identidade: (re)imaginar novos mundos”. Maria Machado deve abordar e propor um olhar crítico sobre a construção da narrativa na condução da montagem. Mascarenhas, por sua vez, propõe uma aula sobre como pensar e desenvolver ideias a partir de uma identidade própria, a fim de (re)imaginar mundos inexplorados.

Durante as sessões haverá mochilas sensoriais capazes de oferecer ao deficiente auditivo a experiência de vibrar em meio à obra exibida, bem como o recurso de tradução em libras, feito pela Fluindo Libras, durante os videoclipes e masterclass

O lançamento do festival em Curitiba promove o exercício da produção cultural por meio da música e convida o público a experimentar este espaço de música diversa, cinematográfica, colaborativa e artística. Todos os serviços e acessos ao festival são gratuitos. 

Serviço 

O quê: Queima – Videoclipes de Curitiba

Quando: 11 a 14 de julho

Local: Caixa Cultural Curitiba

Instagram: instagram.com/queimaclipes

Site: https://queimaclipes.com.br/

Show de abertura Getúlio Abelha no @janaino.vegan – Largo da Ordem, 11/07 a partir das 20h

Informações: (41) 4501-8722 | www.caixacultural.gov.br

Da Redação