Forças de segurança iniciam ação contra grupos milicianos na Zona Oeste do Rio

Brasil de Fato

Policiais civis e militares iniciaram na manhã desta segunda-feira (15) uma frente de ações contra grupos milicianos que atuam em dez comunidades de seis bairros da zona oeste do Rio de Janeiro.

Por tempo indeterminado, dois mil agentes das polícias Civil e Militar vão ficar em comunidades na região de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena. A Zona Oeste do Rio, especialmente essas regiões, tem sido palco de constantes disputas e confrontos da milícia. Dois helicópteros blindados também vão sobrevoar as comunidades, além de drones com reconhecimento facial.

Batizada de Ordo, a ação conta com o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro e da Guarda Municipal, bem como de concessionárias dos serviços de energia, água, gás e de telecomunicações.

Segundo o governador do estado, Cláudio Castro (PL), três pessoas foram presas nas primeiras horas de ação, que já apreendeu drogas e armas. Em nota, ele informou que a operação pretende enfraquecer as milícias, para retomar a ordem em áreas de “disputa e guerra”.

*Com informações da Agência Brasil.

Da Redação