Deputado do partido de extrema-direita AfD é preso por incitação ao ódio e apologia ao nazismo na Alemanha

Deputado do partido de extrema-direita AfD é preso por incitação ao ódio e apologia ao nazismo na Alemanha

Daniel Halemba, um jovem político de extrema-direita bávaro de 22 anos e membro do partido AfD, foi autorizado a participar de uma associação estudantil, mas acabou sendo preso horas antes de sua posse como deputado. Ele está sendo investigado por exibir símbolos e slogans nazistas.

Nesta segunda-feira (30/10), a polícia alemã prendeu Daniel Halemba, um jovem deputado estadual bávaro do partido Alternativa para a Alemanha (AfD). Halemba, de 22 anos, foi eleito recentemente para seu primeiro mandato no Parlamento do Estado da Baviera. As acusações incluem incitação ao ódio e uso e exibição de símbolos de organizações anticonstitucionais.

Durante uma operação de busca e apreensão realizada pela polícia em setembro na sede da fraternidade estudantil Burschenschaft Teutonia Prag zu Würzburg, da qual Halemba é membro desde 2021, foram encontrados diversos símbolos banidos de organizações inconstitucionais e materiais racistas. A lei alemã proíbe a exibição de símbolos de organizações como o Partido Nazista. Além disso, vizinhos relataram ter ouvido regularmente gritos de “Sieg Heil” (saudação nazista) vindo do local.

Halemba negou todas as acusações e seu advogado também rejeitou as acusações, alegando que não há verdade nelas. A prisão ocorreu três dias antes da posse do novo parlamento da Baviera, e Halemba não contava com imunidade parlamentar.

Durante a sessão plenária de posse, o nome do deputado preso foi lido e gerou questionamentos por parte dos demais deputados. A bancada da AfD permaneceu em silêncio durante o ocorrido.

A AfD é a maior força de oposição na Baviera, conquistando 14,6% dos votos nas últimas eleições e elegendo 32 deputados. O partido está sob vigilância do Departamento Federal de Proteção da Constituição por suspeitas de atividades hostis à Constituição, incluindo a influência de membros da ala ultradireitista “Der Flügel”.

Björn Höcke, líder do diretório da AfD no estado da Turíngia e considerado um dos elementos mais ultradireitistas do partido, será levado a julgamento por usar um slogan nazista durante sua campanha eleitoral. Ele é alvo de diversas investigações por atitudes racistas e de incitação ao preconceito contra migrantes.

O caso de Halemba é mais um episódio que levanta questionamentos sobre o partido AfD e seus membros, e reforça a controvérsia em torno do crescimento da ultradireita na Alemanha.

*Com informações da DW Brasil

Da Redação