Comissão aprova projeto que institui Baía de Todos os Santos como sede da Amazônia Azul

Comissão aprova projeto que institui Baía de Todos os Santos como sede da Amazônia Azul

Da Agência Câmara de Notícias

Mário Agra / Câmara dos Deputados
Ivoneide Caetano, relatora do projeto na comissão

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei PL 3077/23, que institui a Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia, como sede da Amazônia Azul.

Autora da proposta, a deputada Roberta Roma (PL-BA) destaca que se trata da maior baía do mundo de águas tropicais e a segunda maior em extensão (atrás apenas do Golfo de Bengala), e explica que, em setembro de 2014, durante o I Fórum Internacional de Gestão de Baías, realizado no Palácio da Associação Comercial da Bahia, a Baía de Todos os Santos foi declarada “Sede da Amazônia Azul”. 

“Todavia, essa declaração, até os dias que correm, carece de arcabouço legal reconhecendo a Baía de Todos os Santos como ‘sede da Amazônia Azul’, de modo que o projeto de lei visa a suprir essa lacuna”, disse. 

Definição de Amazônia Azul
O parecer da relatora, deputada Ivoneide Caetano (PT-BA), foi favorável à proposta. “A Amazônia Azul é o título dado pela Marinha Brasileira à região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira”, apontou.

“Ainda segundo a Marinha Brasileira, por ela trafegam mais de 95% de nosso comércio exterior e cerca de 95% do petróleo nacional é extraído, sendo, ainda, acervo de incontáveis recursos vivos, minerais e sítios ambientais, com a existência de estratégicos portos, centros industriais e de energia”, acrescentou.

Para a relatora, “não poderia haver maior acerto que o de instituir, como sede da Amazônia Azul, a Baia de Todos os Santos”.

O conceito de “Amazônia Azul” ganhou status legal a partir da publicação da Lei 13.187/15, que instituiu o “Dia Nacional da Amazônia Azul”, a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de novembro, em todo o território nacional.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir para o Senado.

 Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Source: camara.leg.br

Da Redação