Congresso aprova projeto que facilita concessão de crédito para quem foi prejudicado por enchentes no RS

Congresso aprova projeto que facilita concessão de crédito para quem foi prejudicado por enchentes no RS

Da Agência Câmara de Notícias

Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Comerciante limpa loja invadida pelas chuvas em Porto Alegre (RS)

O Congresso Nacional aprovou uma alteração (PLN 25/24) na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 para facilitar a obtenção de crédito em agências de fomento oficiais por pessoas físicas e empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As restrições legais seriam suspensas nestes casos.

De acordo com o texto aprovado, os interessados precisarão comprovar regularidade com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com as parcelas do fundo de garantia (FGTS) devidas antes do evento climático.

A mudança vai valer para as operações de contratação, renovação ou renegociação realizadas diretamente ou por meio de agentes financeiros.

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) disse que o projeto é importante, mas que deveria ter sido enviado pelo Executivo de maneira mais rápida. “É muito tempo. Quatro meses depois da tragédia aprovar a desnegativação dos gaúchos que precisam obter crédito”, criticou.

Para o deputado Bohn Gass (PT-RS), no entanto, o governo já providenciou outros tipos de ajuda ao Rio Grande do Sul nos últimos meses. “A lei que nós votamos diz que a União não pode financiar quem deve à União. Dependíamos desta votação neste caso”, explicou.

Emenda
Foi aprovada uma emenda ao projeto para garantir que as “Salas Lilás” – espaços especializados em atendimento humanizado para mulheres e meninas vítimas de violência – possam ser executadas e financiadas no âmbito do programa “Antes que Aconteça”.

O projeto será enviado para a sanção presidencial.

Source: camara.leg.br

Da Redação