Comissão aprova projeto que inclui seis comitês privados no Sistema Nacional do Esporte

Comissão aprova projeto que inclui seis comitês privados no Sistema Nacional do Esporte

Da Agência Câmara de Notícias

Mário Agra/Câmara dos Deputados
Douglas Viegas recomendou a aprovação da proposta

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1205/24, já aprovado pelo Senado, que considera seis subsistemas esportivos privados como parte do Sistema Nacional do Esporte (Sinesp).

O texto altera a Lei Geral do Esporte e também considera o esporte escolar e o esporte universitário como subsistemas. Assim, passarão a integrar do Sinesp:

  • o Comitê Olímpico do Brasil (COB);
  • o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);
  • o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC);
  • o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP);
  • a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE); e
  • a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

O relator, deputado Douglas Viegas (União-SP), recomendou a aprovação da proposta. “É fundamental que essas organizações estejam obrigadas a cumprir as exigências legais para recebimento de recursos públicos”, defendeu o relator.

A senadora Leila Barros (PDT-DF), autora da proposta, explicou que, sendo parte do Sinesp, os comitês estarão obrigados a cumprir todas as exigências de gestão, participação, transparência e controle social previstas na Lei Geral do Esporte.

O projeto aprovado revoga ainda dispositivos da Lei Pelé que preveem requisitos para receber recursos públicos. “Isso deverá evitar a sobreposição de normas, unificando as regras para entidades esportivas”, afirmou Leila Barros.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada também pela Câmara.

Source: camara.leg.br

Da Redação