Livro sobre ‘desconstrução’ de suicídio de Vladimir Herzog será lançado nesta quarta (17)

Brasil de Fato

Será lançado nesta quarta-feira (17) o livro “A morte de Vladimir Herzog – A desconstrução da versão do suicídio”, de Alberto Kleinas. A obra lembra como um movimento de jornalistas, lideranças religiosas e ativistas desafiou a versão do Exército para a morte de Vladimir Herzog, em 1975, dentro das instalações do DOI-CODI, em São Paulo.

Herzog era diretor de Jornalismo da TV Cultura quando foi preso, torturado e assassinado. Militares forjaram uma falsa versão de suicídio, que não se sustentou. O sepultamento de Herzog reuniu mais de 8 mil pessoas.

“O livro de Alberto Kleinas trata da desconstrução do suicídio de Herzog, resgatando como se deu a ‘construção’ histórica de Vladimir como jornalista e ativista”, reflete o economista Marcelo Freire, amigo do autor.

Alberto Kleinas nasceu em São Paulo, em 1965. Participou do movimento estudantil e dos primeiros anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Mestre em Ciência Política, especializou-se nos temas da trajetória da esquerda judaica paulista e política internacional.

Kleinas morreu em novembro de 2022. O evento de lançamento de seu livro também será uma homenagem a ele. Freire fará a fala inicial. Na sequência, o jornalista Pedro Pomar e o cineasta Luis Ludmer debatem o livro e a importância de Vladimir Herzog para o jornalismo brasileiro e a resistência contra a ditadura militar.

Serviço

Evento: Lançamento de A morte de Vladimir Herzog – a desconstrução da versão do suicídio e homenagem ao autor do livro, Alberto Kleinas.
Data: 17/4 (quarta-feira), a partir das 19h
Local: Casa do Povo (Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – SP)
Promoção: Alameda Casa Editoria, Instituto Vladimir Herzog e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Livro: A morte de Vladimir Herzog – A desconstrução da versão do suicídio
ISBN: 978 65 5966 221 0
Autor: Alberto Kleinas
Páginas: 131
Preço: R$ 68,00
Editora: Alameda

Da Redação