Comissão aprova dispensa de licitação para itens usados pelos serviços de inteligência

Comissão aprova dispensa de licitação para itens usados pelos serviços de inteligência

Da Agência Câmara de Notícias

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Alfredo Gaspar: dispensa de licitação deverá ser justificada

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3226/23, que dispensa de licitação os bens ou serviços contratados para atividades específicas de inteligência de Estado, com a devida fundamentação.

O texto, do deputado Alberto Fraga (PL-DF), insere a medida na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), defendeu a aprovação da proposta.

Segundo ele, a atividade de inteligência realizada pelo Estado exige o emprego de meios sigilosos, como forma de preservar sua ação, métodos, profissionais envolvidos e fontes.

“A revelação de sua localização, necessidade, característica de seu objeto, especificação ou quantidade podem colocar em risco objetivos da segurança nacional, além de impossibilitar o cumprimento adequado dos objetivos da inteligência nacional”, disse Gaspar.

Ele afirmou ainda, em seu parecer, que a medida aprovada não é uma carta branca aos órgãos de inteligência, já que o ato administrativo de dispensa da licitação obedecerá ao princípio da motivação, com a fundamentação necessária.

Próximos passos
O PL 3226/23 será analisado ainda, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Source: camara.leg.br

Da Redação