Medida provisória cria secretaria extraordinária para reconstrução do Rio Grande do Sul

Medida provisória cria secretaria extraordinária para reconstrução do Rio Grande do Sul

Da Agência Câmara de Notícias

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Paulo Pimenta (RS), deputado federal licenciado, assumiu a nova pasta

A Medida Provisória 1220/24 cria, com status de ministério, a Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira (15).

Deputado federal licenciado e até então ministro de Comunicação Social da Presidência, o gaúcho Paulo Pimenta tomou posse para comandar as ações federais na recuperação do estado atingido por fortes chuvas e enchentes.

Ações da secretaria
A secretaria extraordinária coordenará ações a serem executadas pela administração pública federal no Rio Grande do Sul, em parceria com os ministérios competentes. Também promoverá a articulação entre os governos federal, estadual e municipais do RS e fará a interlocução com a sociedade civil.

Para compor a pasta, foram transferidos dez cargos comissionados executivos, sem aumento de despesa, e criados os cargos de ministro da secretaria e de secretário-executivo.

O novo órgão será extinto dois meses após o fim do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul reconhecido pelo Decreto Legislativo 36/24.

Tramitação
A medida provisória já está em vigor, mas precisa ser votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal para se tornar lei.

Source: camara.leg.br

Da Redação