Lula tem maior aprovação entre os presidentes da América do Sul no mês de julho
Brasil de Fato
Com aprovação de 53,6%, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidente mais bem avaliado da América do Sul, de acordo com ranking do instituto argentino CB Consultoria e Opinião Pública, referente à pesquisa realizada no mês de julho. Em segundo lugar, está o presidente argentino Javier Milei, com 52,1% de aprovação e, em terceiro, Daniel Noboa, do Equador, com 51,5%.
A pesquisa indicou 42,9% de reprovação para o petista e 3,5% dos entrevistados se mostraram indecisos ou não responderam. Com esse resultado, Lula toma a frente no ranking, até então dominado por Milei.
O presidente da Bolívia, Luis Arce, também teve um salto em sua imagem positiva, saindo de 43,8% de aprovação em junho e fechando o mês de julho com 49,8%, o que o coloca na 4ª posição. No mês anterior à avaliação, ele enfrentou uma tentativa de golpe militar que durou algumas horas.
A pesquisa, realizada online entre os dias 16 e 20 de julho, ouviu 1.471 brasileiros maiores de 18 anos. A CB atualiza mensalmente o ranking de avaliação dos governos dos países da América do Sul, com exceção do Suriname e da Guiana.
No topo do ranking de reprovações, ficaram com o presidente chileno Gabriel Boric, com 60,6% de imagem negativa; Dina Boluarte, do Peru, com 62,2% e Gustavo Petro, da Colômbia, com 62,9%.