Eleições no aniversário de Chávez: conheça o coletivo de comunicação que resgata legado do ex-presidente da Venezuela
Brasil de Fato
As eleições presidenciais da Venezuela foram marcadas para este domingo (28) não por acaso. O dia 28 de julho de 2024 marca o que seria o aniversário de 70 anos do ex-presidente Hugo Chávez. Para resgatar o pensamento e as ideias de Chávez, o coletivo de comunicação venezuelano Tatuy TV produziu uma série com alguns dos principais discursos que fundamentam a teoria chavista.
“Chávez Radical”. Esse é o nome da produção que reúne os discursos históricos de Hugo Chávez. A ideia é relembrar o projeto político criado pelo ex-presidente da Venezuela e usar um conteúdo de formação para os venezuelanos. A série foi lançada em 2016 com uma estética inovadora para a abordagem que existia até então dentro do processo de Revolução Bolivariana. Com uma edição dinâmica e repleta de animações, os vídeos tem alguns trechos de discursos que definem os ideias chavistas.
Chávez foi eleito pela primeira vez em 1998 com uma popularidade alta e reunindo diferentes setores da sociedade, desde militares e católicos, até nacionalistas e socialistas. Com o tempo, o ex-presidente sofreu tentativas de golpes de Estado e protestos internos que afetaram a economia nacional, como o locaute petroleiro de 2002. Ele então foi, aos poucos, radicalizando o discurso até chegar em 2006 com as bases consolidadas para definir seu governo como uma Revolução Bolivariana de caráter socialista.
Toda essa construção é parte do que a Tatuy Tv busca explorar na série. Juan Lenzo é cofundador do grupo. Segundo ele, esse movimento de Chávez deixa claro o ponto que a revolução parte a partir da morte do ex-presidente, em 2013.
“A tendência histórica de Chávez foi de radicalização, não de moderação, negociações, conciliação de classes, a qualquer forma de reformismo. Ele foi maturando esse processo, já que vinha de posições nacionalistas muito mais moderadas. Mas as próprias contradições internas, como o golpe de 2002, foram gerando condições para que a revolução fosse radicalizando. Então de posições moderadas, ele declara o caráter anti-imperialista em 2004 e socialista em 2006. Foi um processo de construção socialista que busca se alimentar da fonte histórica, mas se adaptando às particularidades venezuelanas”, afirmou ao Brasil de Fato.
A criação da série surgiu em momento delicado para a Venezuela. Com o aumento das sanções dos Estados Unidos contra a economia do país, a inflação venezuelana disparou e houve um descontrole cambiário. A moeda local, o bolívar, perdeu muito valor e o governo foi forçado a mudar a sua política. Em um momento de crise promovida por agentes externos, muitos chavistas começaram a debater como sair desse contexto.
Segundo Lenzo, a ideia de “Chávez Radical” é justamente orientar esses debates para uma linha do que Chávez tinha como projeto político.
“’Chávez Radical’ surgiu em um momento em que sentimos que os projetos essenciais estavam se diluindo no discurso político venezuelano. Ou seja, estava ficando uma imagem de Chávez, uma nostalgia, mas o discurso que o caracterizou e sustentou a radicalização de suas ações, já estava se diluindo”, afirmou.
De acordo com ele, a ideia não era só rememorar os discursos de Chávez, mas trazer também uma inovação estética que aproximasse os discursos da juventude.
“Basicamente, Chávez narra e é acompanhado de uma proposta estética, uma proposta audiovisual que ajuda a posicionar o discurso de Chávez. Conseguimos trabalhar com uma técnica do cinema documental para trabalhar uma montagem do discurso de Chávez que pudesse chegar à juventude, que fosse mais atrativo. Os discursos por si só têm muita potência, muita força e capacidade pedagógica, então só complementamos essa força”, afirmou.
Para ele, a série também serve de insumo para a formação da base chavista e em geral dos movimentos e organizações revolucionárias. Organizações e grupos políticos usam os vídeos para debater e complementar o processo formativo, entender o caráter, o significado e as explicações do projeto bolivariano.
O trabalho de resgate e edição desses discursos é coletivo. Todos ajudam nas pesquisas e nas montagens dos materiais. De acordo com ele, a pesquisa em torno das ideias de Chávez são um processo permanente. Os militantes e organizadores da Tatuy TV nunca deixaram de fazer essas pesquisas. A partir dessas investigações, o coletivo organiza, revisa e sistematiza os principais pontos do projeto encabeçado pelo ex-presidente.
A ideia também é denunciar desvios nas condutas chavistas ao longo da revolução. Segundo Lenzo, durante o governo de Chávez já haviam diferenças no pensamento de alguns revolucionários que saíam da rota do que o chavismo tinha como objetivo. Nos últimos anos, com uma crise econômica na Venezuela, isso se aprofundou e a série também faz esse alerta.
“São desvios que já se manifestaram com Chávez, mas de um certo momento para cá se aprofundaram. ‘Chávez Radical’ acende o alerta contra erros táticos e estratégicos da Revolução Bolivariana. Mas também serve para guiar e nos lembrar da rota programática da revolução, para endereçar o rumo que nos ajuda também a lembrar nosso passado histórico, as raízes do projeto e o desenvolvimento próprio do projeto revolucionário”, afirma.