Internações de idosos por covid-19 crescem no país
Brasil de Fato
O boletim Infogripe divulgado nesta sexta-feira (2) mostrou um aumento na hospitalização de idosos por covid-19 na última semana. A tendência foi observada em alguns estados do Nordeste, no Amazonas e em São Paulo. O documento, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), usa dados do período entre 21 e 27 de julho.
O levantamento também mostrou alta nas internações de idosos por influenza A em alguns estados do Sul e do Sudeste.
Apesar disso, a tendência geral de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está em queda no país, tanto no longo (últimas seis semanas) como no curto prazo (últimas três semanas). A Fiocruz destaca, ainda, que os níveis de internações por covid-19 seguem muito abaixo daqueles do período crítico da pandemia.
Entre crianças, o vírus sincicial respiratório (VSR) segue como a principal causa de internação e mortes de crianças pequenas. Os números, no entanto, estão em queda. Apenas Santa Catarina e Roraima apresentam expansão.
No ano epidemiológico 2024, foram notificados 104.734 casos de SRAG. Dentre os casos que geraram resultados positivos em testes, 19,3% são influenza A, 0,5% influenza B, 44,4% vírus sincicial respiratório, e 18,1% Sars-CoV-2 (covid-19).