Conheça os candidatos à prefeitura de Fortaleza
Brasil de Fato
A menos de dois meses das eleições municipais, eleitores de todo o país se preparam para conhecer os candidatos e estudar as melhores propostas, antes da escolha nas urnas eletrônicas. O primeiro turno acontece em 6 de outubro e a população de Fortaleza vai escolher entre os 9 postulantes à vaga de prefeito da quarta maior cidade do país.
O Brasil de Fato, apresenta as candidaturas, por ordem de representatividade. Nessa primeira reportagem, o eleitor conhece os candidatos André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Evandro Leitão (PT) e José Sarto (PDT), os mais bem colocados na última pesquisa de intenções de voto.
André Fernandes (PL)
André Fernandes de Moura nasceu em 1997 no município de Iguatu, no Centro Sul do Ceará. Apesar de ser filho do deputado estadual Alcides Fernandes e de Marilene de Moura Fernandes, foi ele quem iniciou a família na política. Nascido em um lar evangélico, seu pai é Pastor da Assembleia de Deus e sua mãe é vendedora.
André é bacharel em Ciência Política (Uninter) e possui pós-graduação em Gestão Pública (Universidade Cruzeiro do Sul). Ele chegou a passar no vestibular para o Curso de Economia (Urca), mas preferiu se dedicar ao concurso de Praças da Polícia Militar. Embora tenha sido aprovado, o candidato não seguiu a carreira policial para se candidatar.
Em 2018, foi eleito o deputado estadual mais votado do estado, com 109.742 votos. Em 2022 repetiu o feito, sendo o deputado federal mais votado do Ceará, com 229.509 votos. Hoje, o deputado está licenciado para disputar a prefeitura de Fortaleza pela primeira vez.
Bolsonarista raiz, André Fernandes se apresenta como defensor da família, dos bons costumes, da polícia e do “cidadão de bem”. Defende a criminalização do uso de drogas, é contra o aborto e ao que chama de “inversões de valores na sociedade”.
A vice na chapa de André Fernandes é a advogada Alcyvania Pinheiro (PL). Ela que já foi Secretária Executiva de Juventude e Esporte de Caucaia, Secretária de Ação Social de Granjeiro e Coordenadora do Procon/Assembleia. Alcyvania também é professora universitária, mestre em direito constitucional e pós-graduanda em psicanálise.
Capitão Wagner (União)
Wagner Sousa Gomes, conhecido como Capitão Wagner nasceu em 1979, na cidade de São Paulo, mas muito pequeno a família mudou para Fortaleza. Policial Militar, Capitão Wagner foi aprovado em 2º lugar no concurso de Oficiais da Polícia Militar do Ceará. Na Academia da PM, se tornou Bacharel em Segurança Pública, com diploma conferido durante a Formação como Oficial da Polícia Militar.
É especialista em Legislação de Trânsito e especialista em Legislação Militar, é também professor de preparação para concursos. Além disso, é bacharel em direito e pós-graduado em ciências jurídicas e atuou como presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará.
Em 2011, Wagner foi líder do motim dos policiais que durou seis dias e apavorou Fortaleza. A paralisação o alçou na política a uma ascensão meteórica. Em 2012, foi o vereador mais votado da história do parlamento cearense, com mais de 43 mil votos na capital. Em 2014, repetiu a expressiva votação e foi o deputado estadual mais votado com 194.239 votos. Em 2018, foi o deputado federal mais votado do estado do Ceará com 303.593 votos. Tentou ser governador do estado em 2016, 2020, mas perdeu no segundo turno. Em 2022, tentou novamente, mas não obteve êxito. Atualmente, Capitão Wagner é o presidente do União Brasil no Ceará.
Candidato de direita, foi apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, quanto tentou ser governador do Ceará pela terceira vez. Mas conseguiu eleger sua esposa, Dayany Bittencourt, que ficou conhecida como Dayany do Capitão, como deputada federal pelo União Brasil.
Durante a convenção que oficializou sua candidatura, Wagner anunciou a conselheira tutelar e nutricionista Edilene Pessoa como sua vice. Ela se define como “serva do Deus altíssimo, esposa, mãe, mulher e conselheira tutelar de Fortaleza”.
Evandro Leitão (PT)
Evandro Sá Barreto Leitão é natural de Fortaleza. Nascido em 1967, é filho de Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão. É servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Evandro é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e formado em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.
Casado e pai de três filhos, Evandro está no terceiro mandato de deputado estadual. É presidente da Assembleia Legislativa, eleito e reeleito por unanimidade. Nascido em Fortaleza, é economista, formado em direito e com pós-graduação em Gestão Pública. É também servidor público da Secretaria da Fazenda do Ceará e foi Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, entre 2011 e 2013.
Fora da política, é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club entre 2008 e 2015. Depois seguiu até 2022 no Conselho Deliberativo do clube.
Candidato pelo Partido dos Trabalhadores, Evandro é um nome novo na legenda. Ele se filiou ao PT no final de 2023, após conflitos internos com seu antigo partido. Escolhido pela legenda para disputar a prefeitura de Fortaleza, Evandro conta com o apoio do presidente Lula, o governador Elmano de Freitas e o Ministro da Educação, Camilo Santana.
Como vice, Evandro terá na chapa, a deputada estadual e médica Gabriella Pequeno Costa Gomes Aguiar, de 34 anos (PSD). Filha do político Domingos Filho, que tem uma longa trajetória como parlamentar, vice-governador do Ceará e prefeito de Tauá e Patrícia Aguiar, atual prefeita do município da região dos Inhamuns. Ela também é irmão do deputado federal Domingos Neto (PSD), que está no seu quarto mandato.
José Sarto (PDT)
José Sarto Nogueira Moreira é o atual prefeito de Fortaleza e disputa a reeleição. Natural de Acopiara, é filho de Antônio Moreira de Oliveira e da enfermeira Maria Alice Nogueira de Oliveira.
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em ginecologia e obstetrícia. Sua carreira política começou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal. Em 1994, foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual. Ao longo de sete mandatos na Assembleia Legislativa do Ceará, atuou como líder de governo, presidiu comissões e foi eleito presidente do Parlamento cearense para o biênio 2019-2020.
Em 2020, Sarto foi eleito o sucessor de Roberto Cláudio para prefeitura de Fortaleza. Desde que assumiu a gestão, sofre inúmeras críticas de opositores e aliados. Na convenção, o candidato defendeu veemente as gestões dos pedetistas na cidade e fez duras críticas aos adversários, especialmente aos aliados do atual governador Elmano de Freitas com quem não mantém uma boa relação.
Em muitos momentos alinhado ao discurso da direita, Sarto, tem o apoio de Ciro Gomes, do ex-prefeito Roberto Cláudio e do presidente nacional interino do PDT, André Figueiredo.
Como vice, Sarto terá Élcio Batista, que é o atual presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira e atual vice-prefeito de Fortaleza (PSDB). Ele é cientista social e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Élcio também foi chefe de gabinete do ex-governador Camilo Santana e secretário municipal da Juventude na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.