Festival Santa Cruz de Cinema, no RS, acontece em setembro e homenageia os atores Virginia Cavendish e Marcos Breda
Brasil de Fato
O 7º Festival Santa Cruz de Cinema, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, anunciou nesta sexta-feira (9) que a atriz Virginia Cavendish será homenageada por sua destacada carreira e o ator Marcos Breda receberá o Prêmio Tuio Becker na próxima edição, que será realizada entre os dias 3 a 6 de setembro.
Natural do Recife, Virginia Cavendish iniciou sua carreira aos 17 anos. Na televisão, participou de novelas e séries como “A Vida Secreta dos Casais”, “Labirinto”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Cravo e a Rosa” e “As Filhas da Mãe”. Sua atuação como ‘Rosinha’ na série “O Auto da Compadecida” é um marco na história recente da televisão brasileira.
Cavendish também é conhecida por sua versatilidade em programas humorísticos como “A Grande Família” e “As Canalhas”, além de ter apresentado o programa TNT+FILME por quatro temporadas. No cinema, atuou em filmes icônicos como “Corisco e Dadá” e “Lisbela e o Prisioneiro”. No teatro, trabalhou com renomados diretores e também se destacou como produtora de peças e filmes, incluindo o premiado “Através da Sombra”.
Marcos Breda é ator e diretor ítalo-brasileiro, formado em letras pela UFRGS e mestre em teatro pela UNIRIO. Iniciou sua carreira em Porto Alegre, sua cidade natal, em produções audiovisuais e no grupo teatral “Vende-se Sonhos”. No início da carreira foi um personagem importante da chamada geração do cinema Super- 8.
Na televisão, estreou na minissérie “O Tempo e o Vento”, com direção-geral de Paulo José. Esteve em obras como “Mandala”, “Que Rei Sou Eu?”, “Vamp”, “Explode Coração” e “Sítio do Picapau Amarelo” na Globo, “Confissões de Adolescente” na TV Bandeirantes e “Minha Terra, Minha Mãe” na Televisão Pública de Angola, além de ter participado de novelas no SBT e na Record.
No cinema, destaca-se pelo filme “Feliz Ano Velho”, pelo qual recebeu seu primeiro Kikito de Melhor Ator em Gramado. Entre seus trabalhos mais recentes estão “Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez”, dirigido por Tabajara Ruas, “Cordialmente Teus” com direção de Aimar Labaki e os longas “Um Dia Cinco Estrelas e “Quem Vai ficar com Mário?”, de Hsu Chien.