Datafolha tem novas pesquisas para as prefeituras de Belo Horizonte, Recife, Rio e São Paulo previstas para esta quinta (19)
Brasil de Fato
O Instituto Datafolha deve divulgar nesta quinta-feira (19) novas pesquisas de intenção de voto para as prefeituras de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Os levantamentos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com esta data. As últimas sondagens foram publicadas em 12 de setembro, no caso de São Paulo, e 5 de setembro nas demais cidades.
Em São Paulo, a pesquisa é aguardada com expectativa porque é a primeira feita totalmente após a cadeirada do candidato José Luiz Datena (PSDB) no candidato Pablo Marçal (PRTB) durante o debate na TV Cultura no último domingo (15). A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (18), já pode ter mostrado algum efeito da agressão, tendo em vista que a aplicação se deu entre os dias 15 e 17 de setembro.
No último levantamento do Datafolha em São Paulo, divulgado em 12 de setembro, os números mostraram uma mudança de cenário na disputa. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), apareceu na liderança com 27%, empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (Psol), que obteve 25% das intenções de voto. Já o coach Pablo Marçal (PRTB) teve 19% da preferência dos eleitores.
Na pesquisa do mesmo instituto divulgada em 5 de setembro, os três apareciam empatados tecnicamente, com 22%, 23% e 22%, respectivamente. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-07978/2024.
Em Recife, a última pesquisa Datafolha confirmou a liderança confortável do atual prefeito João Campos (PSB), com 74%. O levantamento anterior do instituto, publicado em 22 de agosto, mostrava Campos com 76%. Em segundo, apareceu Gilson Machado (PL), com 9%, seguido por Daniel Coelho (PSD), que tem 5%, e Dani Portela (Psol), que soma 4%. No levantamento anterior, os candidatos somavam 6%, 5% e 4% respectivamente.
A candidata Ludmila (UP) obteve 1% das intenções de voto. Ela não pontuou no levantamento anterior. Tecio Teles (Novo) tinha 1% em agosto, mas não foi citado na pesquisa do dia 5 de setembro. Os candidatos Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) também não pontuaram. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-05223/2024.
Em Belo Horizonte, os números divulgados no começo de setembro mostraram que Mauro Tramonte (Republicanos) seguia na liderança da disputa eleitoral, com 29% das intenções de votos. No levantamento anterior, divulgado em 22 de agosto, ele tinha 27%. Nesse mesmo período, Fuad Noman (PSD) oscilou de 10% para 14% e ficou empatado com Bruno Engler (PL), que oscilou de 10% para 13%, e Duda Salabert (PDT), que passou de 10% para 12%.
Atrás, estavam Rogério Correia (PT), com 8%; Carlos Viana (Podemos), com 5%; e Gabriel (MDB), com 2%. O destaque foi o candidato do Podemos, que caiu sete pontos percentuais. Lourdes Francisco (PCO), Wanderson Rocha (PSTU) e Indira Xavier (UP) não pontuaram. A sondagem foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-02912/2024.
Na última pesquisa Datafolha para a prefeitura do Rio de Janeiro, também divulgada em 5 de setembro, o atual prefeito Eduardo Paes apareceu com 59% das intenções de voto. Ele venceria o pleito em primeiro turno.
Na sequência, Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (Psol), com 11% e 6%, respectivamente. Os dois estavam em empate técnico, considerando que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rodrigo Amorim (UB) teve 2%, Marcelo Queiroz (PP), Cyro Garcia (PSTU), Juliete Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo) pontuaram 1% cada um. Já Henrique Simonard (PCO) não pontuou. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo RJ-07390/2024.