Instituto Veritas indica liderança do PT na disputa pela prefeitura de Pelotas (RS)
Brasil de Fato
Pesquisa do instituto Veritas divulgada nesta terça-feira (1º) aponta que o candidato do PT, o ex-prefeito Fernando Marroni, lidera a corrida eleitoral pela prefeitura de Pelotas, um dos cinco municípios com segundo turno no Rio Grande do Sul.
Marroni aparece com 37,5% das intenções de voto, seguido por Fernando Estima (PSDB) com 22,7%. Em terceiro lugar, mais distanciado, está o bolsonarista Mariano Perondi (PL), que atingiu 11%.
Na sequência vem outro ex-prefeito, Irajá Rodrigues (MDB), com 5,9%, acompanhado por Reginaldo Bacci (PDT), com 4,1%, e João Bourscheidt (PCO), que obteve 0,8%. A pesquisa foi encomendada pelo grupo empresarial Associação Rede de Suprimentos da Região Sul e apresentada nesta terça-feira (1).
Sem nome do candidato, 41% não sabem em quem votarão
Na pesquisa espontânea, quando não é citado o nome do candidato, Marroni lidera com 20,4%, enquanto Estima possui 11,0%. Com 8,4%, Perondi fica em terceiro lugar. O quarto candidato citado foi Irajá Rodrigues, com 4,6%. O percentual mais expressivo nesse modelo de voto foi o de eleitores que não sabem ou não opinaram (41,3%). Votos nulos ou brancos representam 10% e outras respostas, 1,3%.
A simulação de segundo turno mestra um empate técnico entre Marroni e Estima (41,6% x 39,5%). E aponta que, na hipótese de confronto entre Marroni e Perondi, o primeiro venceria por uma margem de quase 30 pontos percentuais.
Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o levantamento foi feito nos dias 27 e 28 de setembro, ouvindo 400 eleitores. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
Em Pelotas, maior cidade da Metade Sul gaúcha, Luiz Inácio Lula da Silva teve grande vantagem sobre Jair Bolsonaro no primeiro turno de 2022. Obteve 51,8%, enquanto seu adversário ficou com 36,4%. No segundo, Lula recebeu 56,2% dos votos, cabendo 43,8% ao oponente. O PSDB governa o município desde 2012.
Além de Porto Alegre e Pelotas, também Caxias do Sul, Canoas e Santa Maria, que possuem mais de 200 mil eleitores, têm eleições em dois turnos.