Último debate com candidatos à prefeitura de SP antes do 1º turno ocorre nesta quinta (3), na TV Globo

Brasil de Fato

Nesta quinta-feira (3), os candidatos à prefeitura de São Paulo participam do 11º e último debate antes do primeiro turno das eleições, promovido pela TV Globo, a partir das 22h. Além do encontro em São Paulo, a emissora realizará debates nas outras 25 capitais que participam do pleito.  

Foram convidados os candidatos cujos partidos têm, pelo menos, cinco parlamentares no Congresso Nacional e aqueles que atingiram, no mínimo, 6% das intenções de voto na pesquisa Quaest, divulgada na última segunda-feira (30): Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB).  

A Globo também comunicou às siglas quais são as regras, que estão mais endurecidas do que as de debates municipais anteriores. A gravação não terá plateia e somente um assessor por candidato poderá permanecer no espaço. Os candidatos não poderão praticar injúria, difamação ou calúnia contra os adversários nem os chamar por apelidos.   

As determinações buscam garantir a normalidade dos debates, que vêm sendo marcado por xingamentos, ataques pessoais e até mesmo agressões físicas. No encontro promovido pela TV Cultura, em 15 de setembro, o apresentador José Luiz Datena arremessou uma banqueta contra Marçal após ser acusado de assédio sexual pelo ex-coach. Para o encontro desta quinta-feira, Marçal e Datena foram colocados em lados opostos da mesa. 

O debate da TV Globo, que será mediado pelo apresentador César Tralli, âncora do Jornal Hoje, será transmitido ao vivo pelo canal da emissora na televisão aberta, pela GloboNews e pelo g1, logo após a novela Mania de Você. O encontro também será transmitido pelo GloboPlay

O encontro será dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro, os candidatos perguntam entre si sobre temas livres, sem repetição de candidato. Todos fazem e respondem a uma pergunta. No segundo e quatro blocos, a dinâmica é a mesma, mas o tema será sorteado pelo mediador.  

No total, os candidatos terão 40 segundos para fazer as perguntas, um minuto e 40 segundos para a resposta, um minuto e 15 segundos para a réplica e um minuto para a tréplica. Ao final do último bloco, cada candidato terá dois minutos para as considerações finais.   

Após o debate, os candidatos darão uma entrevista coletiva à imprensa, por cinco minutos cada, na seguinte ordem: Tabata Amaral, Guilherme Boulos, Datena, Ricardo Nunes e Pablo Marçal. 

Da Redação