Com Nunes no foco, saúde é tema de destaque no primeiro bloco do debate da Globo em São Paulo
Brasil de Fato
No último debate antes do primeiro turno das eleições municipais, realizado pela TV Globo na noite desta quinta-feira (3), o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esteve no foco de todos os seus adversários. Em todos os temas explorados, a administração da cidade foi questionada.
Atuando em uma espécie de dobradinha, Guilherme Boulos (Psol) e Tabata Amaral (PSB) exploraram o tema da saúde para apresentarem suas propostas e atacarem a gestão Nunes. Ambos criticaram as filas que os cidadãos enfrentam para consultas e exames na rede pública atualmente.
Tabata ressaltou que os problemas de saúde na cidade não têm a ver com o orçamento da cidade. “Se a gente olha hoje para a saúde, e acho que é muito importante que a população entenda isso, tem recurso. São quase 20 bilhões de reais, e ainda assim foi uma gestão tão medíocre, tão inoperante, que as filas explodiram”, afirmou. “Se a gente investe em exame, em prevenção, promoção da saúde, é melhor para a pessoa, é respeitoso, mas é melhor para funcionamento do SUS.”
O psolista reafirmou sua proposta de fazer um “Poupatempo da Saúde” para oferecer exames à população, ressaltando o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a execução da proposta. “Vão ser 16 unidades, onde vai ter centro diagnóstico, com ressonância, tomografia, endoscopia, um exame simples que aumentou muito a fila.” Boulos também propôs a construção de um hospital municipal de saúde da mulher.