Além da COP30, disputa por poder pela família Barbalho é destaque em debate de Belém

Brasil de Fato

Às vésperas das eleições, no último debate de candidatos à prefeitura de Belém (PA), realizado na noite desta quinta-feira (3), a COP-30 foi um tema de destaque, que atravessou todas as pautas direta ou indiretamente, enquanto possibilidade histórica de investimentos e resolução de problemas históricos relacionados à pauta ambiental.

Organizado pela TV Liberal, o encontro conta com seis candidatos: Delegado Éder Mauro (PL), Delegado Eguchi (PRTB), Edmilson Rodrigues (PSOL), Igor Normando (MDB), Jefferson Lima (Podemos) e Thiago Araújo (Republicanos).

Com um primeiro bloco morno, os candidatos fizeram perguntas diretas entre si, a partir de sorteio, com as tradicionais réplicas e tréplicas. Nesta etapa, os principais alvos foram o candidato líder nas pesquisas Igor Normando (MDB), primo do governador Hélder Barbalho e Edmilson Rodrigues (Psol), atual prefeito.

No entanto, a partir do segundo bloco, o clima esquentou, especialmente entre os candidatos Igor Normando e Jefferson Lima (Podemos) que apontou críticas à corrida pelo poder travada pela família Barbalho, que hoje ocupa 20 cargos no governo do Estado em vagas estratégicas e em órgãos de controle.

Enquanto Normando disse ter propostas para a construção de moradias na periferia belenense, Lima disparou que a família tem construído um “consórcio” político no estado do Pará.

“Antes de fazer moradia, peça para seu primo pagar o auxílio moradia para quem ainda não foi morar nas casas do Curtume, na Terra Firme, isso é muito importante (…) daqui a dois anos vai acabar o governo do estado, então é por isso que eles estão desesperados para pegar a Prefeitura. Na verdade, é um consórcio, é o Igor, é o Cássio Andrade, é o Zeca Pirão, é o Helder Barbalho, é o Jader Filho, é todo mundo para pegar a Prefeitura, é um desespero sem tamanho”.

Após repetidas investidas dos demais candidatos e saídas de escanteio, Igor Normando evitou aprofundar o tema, mas ao candidato Thiago Araújo (Republicanos) ofereceu uma explicação.

“Não me falta experiência em gestão, e principalmente, sensibilidade social. Eu sou parceiro do governador, mas de forma alguma isso faz com que outra pessoa vai governar, quem vai governar Belém sou eu, quem vai ter responsabilidade de governar sou eu”, destacou Normando.

Cenário

Nove candidatos disputam o pleito na capital paraense, segundo a última pesquisa divulgada, o candidato Igor Normando lidera as intenções de votos com 42%, seguido pelo Delegado Éder Mauro, em segundo lugar, com 21%.

O atual prefeito, Edmilson Rodrigues e os candidatos Thiago Araújo e Jefferson Lima estão tecnicamente empatados em terceiro lugar, com 11%, 6% e 5%, respectivamente.

Família Barbalho

Atual governador do estado do Pará, Helder Barbalho (MDB) é filho do senador Jader Barbalho, duas vezes governador do Estado. Irmão de Helder, Jader Barbalho Filho é o atual Ministro das Cidades, na dianteira do programa Minha Casa, Minha Vida, com orçamento de cerca de 23 bilhões de reais.

A família, que conta também com figuras como a deputada federal Elcione Barbalho (MDB), participa ativamente da corrida eleitoral na capital, em caminhadas, carreatas e comícios do ex-deputado estadual Igor Normando.

Da Redação