No Rio Grande do Sul, 12 candidaturas ligadas à CUT foram eleitas no primeiro turno
Brasil de Fato
A Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) elegeu 12 pessoas ligadas à entidade nas eleições deste ano. Ao todo foram 11 vereadores e vereadoras eleitos e uma prefeita, além de 21 suplentes.
As candidaturas sindicalistas se dividiram entre os partidos do PT, Psol e PDT. No município de Rio Grande, na região Sul do estado, a professora Darlene Pereira (PT) foi eleita prefeita.
De acordo com a entidade, candidaturas de sindicalistas estão comprometidas com a pauta dos trabalhadores. “Não tem como a classe trabalhadora organizada não ter opinião, não ter posição e não ter candidatos que disputem a pauta do trabalho, da questão ambiental, do desenvolvimento, do emprego decente, de serviços públicos de qualidade. E foi isso que nos animou em incentivar e apoiar muitos sindicalistas”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.
Segundo o dirigente, a construção das candidaturas sindicalistas aconteceu de forma coletiva, com o apoio e incentivo da central. Sobre a importância das candidaturas eleitas, Amarildo destaca que “é importante sempre ter os sindicalistas junto ao Legislativo, sempre tão desmerecidos e invisibilizados dentro do espaço político e democrático. Que sejam bem-vindos, e quem não se elegeu, vamos continuar na luta”.
Confira a lista de vereadores da CUT eleitos no RS:
Adair Cleiton Prichoa (PT), Áurea
Adélcio Ziger (PT), Centenário
Celica Vebber (PT), Ipê
Luis Carlos (PT), Santa Rosa
Roseli Frigeri (PT), Caxias do Sul
Valéria (PT), Passo Fundo
Vitalina Gonçalves (PT), Gravataí
William Kaminski (PT), Centenário
Professora Denise Marques (PT), Rio Grande
João Caldas (PDT), Guaíba
Balen da feira (PT), Erechim