PSB aposta em ‘capacidade de diálogo’ de Ricardo Capelli com pré-candidatura ao governo do DF
Brasil de Fato
Na terça-feira (22), o presidente do Partido Socialista Brasileiro nacional (PSB), Carlos Siqueira, anunciou, em sua rede social, o nome de Ricardo Cappelli, atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para a disputa ao Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026.
Ao Brasil de Fato DF, o presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, disse que Cappelli é um nome que consegue dialogar com outro setores, e não apenas os mais tradicionais do campo progressista do DF.
Ele destacou que no atual cenário político é preciso um nome com uma “capacidade de diálogo mais ampla”. “A posição que ele ocupa na ABDI, de diálogo com o empresariado local e com outros atores políticos, pode ajudar nosso campo a entrar em setores que não são tradicionalmente de esquerda”, afirma.
Ricardo Cappelli ficou nacionalmente conhecido quando foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do DF nos atos golpistas de 8 de janeiro, em 2023. Na ocasião, ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No mesmo ano, Cappelli atuou como secretário executivo e ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Na publicação do presidente nacional do PSB, ele destacou que a decisão representa a “importância de fortalecer alianças e consolidar um projeto sólido para o futuro do DF”. Além de apontar as qualidades do presidente da ABDI que, segundo ele, “reforçam uma habilidade de lidar com desafios complexos e uma visão de desenvolvimento a longo prazo.”
“Sua experiência como interventor federal, aliada à sua vasta atuação em gestão pública, o prepara para assumir responsabilidades ainda maiores. Ricardo Cappelli está comprometido em promover um futuro próspero e inclusivo para o Distrito Federal, consolidando sua pré-candidatura ao governo em 2026”, escreveu Carlos Siqueira.
Maior unidade
O presidente do PSB-DF também ressalta a necessidade de maior unidade no campo político da esquerda. Com isso, o nome apresentado pela sigla, que reúne os todos os “pré-requisitos”, é o de Cappelli, explica Dias.
Ele também aponta o compromisso da sigla estar alinhada com o projeto nacional e com a reeleição do presidente Lula. Além de estabelecer uma boa nominata de candidatos para concorrem ao pleito de deputados federais.
“A gente sabe que partidos como o PSB vão enfrentar o desafio da cláusula de barreira, que tem ficado cada vez mais dura. Então, temos esse compromisso também de construir uma boa nominata de deputados estaduais e federais”, diz.
Sobre um debate com outros partidos que compõe o grupo de oposição ao governo Ibaneis, o presidente do PSB-DF afirma que o nome do Cappelli já havia sido apresentado. “Já temos aí os partidos colocando os seus possíveis nomes para composição dessa frente, o que é bastante natural”, destaca.
Quem é Ricardo Cappelli?
Entre 2015 e 2021, Ricardo Cappelli foi secretário-chefe da Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília. Em seguida, assumiu o posto de secretário de Estado de Comunicação Social, até 2022.
Em 2024, ele foi indicado para a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), após aceitar o convite feito pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Capelli também é jornalista e especialista em administração pública, com 24 anos de experiência nos três níveis de governo.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::