Projeto torna obrigatórios vestibulares especiais para ingresso de pessoas idosas em universidades

Projeto torna obrigatórios vestibulares especiais para ingresso de pessoas idosas em universidades

Da Agência Câmara de Notícias

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
David Soares: oportunidade contribuirá para uma sociedade mais saudável e inclusiva

O Projeto de Lei 468/24 torna obrigatórios vestibulares especiais para pessoas idosas, com formatos acessíveis e adequados. O objetivo é garantir a oportunidade igualitária de acesso à educação. 

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida no Estatuto da Pessoa Idosa. Hoje, a lei já prevê que as instituições de educação superior ofertem às pessoas idosas, cursos e programas de extensão, presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

“Oferecer oportunidades de ingresso nas universidades para a terceira idade não apenas amplia seus horizontes intelectuais, mas também contribui para uma sociedade mais saudável e inclusiva”, defende o deputado David Soares (União-SP), autor do projeto. 

“Para que essa inclusão seja efetiva, é necessário adaptar os processos de seleção às necessidades e características desse público”, complementa o parlamentar.  

No Distrito Federal, a Universidade de Brasília (UnB) já promoveu, neste ano, vestibular específico para quem tem 60 anos ou mais em 37 cursos. 

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Source: camara.leg.br

Da Redação